Luta em 140 caracteres : o twitter como arena de reconhecimento para os atletas paralímpicos
Abstract
Resumo: Desde que decidem pela carreira no esporte paralímpico, os atletas com deficiência travam uma luta por reconhecimento e redistribuição. As demandas vão desde a conquista de uma estrutura adequada para a prática e o treinamento esportivos, passam pelo anseio por investimentos e políticas públicas efetivas e chega até a necessidade de reconhecimento como atletas de elite com capacidades individuais. Com o desinteresse dos meios de comunicação tradicionais pela cobertura dos Jogos Paralímpicos se comparada à realizada durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, as redes sociais - em especial o Twitter - configuraram-se como um importante espaço de divulgação de ações dos atletas paralímpicos. Com um discurso mais direto, o Twitter destacou-se, também, como uma das principais arenas de reconhecimento e visibilidade desses atores. Considerando isso, nosso problema de pesquisa parte da seguinte pergunta: "que tipos de reconhecimento aos atletas paralímpicos são expressos por meio do Twitter durante os Jogos Paralímpicos Rio 2016?". Para responder a questão, esta pesquisa faz um estudo comparativo por meio da análise de conteúdo de postagens tanto do Comitê Paralímpico Brasileiro - entidade que representa os atletas paralímpicos -, quanto dos usuários da rede social que se utilizaram da hashtag #JogosParalímpicos. Para isso, analisamos e categorizamos o conteúdo de 1.238 (n=1.238) postagens feitas pela conta do Comitê Paralímpico Brasileiro (@cpboficial) e, concomitantemente, 9.132 (n=9.132) tweets postados pelos usuários da rede social com a hashtag #JogosParalímpicos, criada para acompanhar as postagens sobre o tema. Todas as postagens analisadas foram publicadas entre 07 a 18 de setembro de 2016, tempo de duração dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. A categorização nos permitiu encontrar três tipos de reconhecimento principais publicados no Twitter: o Institucional, o Esportivo e o Afetivo/Ideológico. Os resultados encontrados foram analisados à luz da discussão sobre teoria do reconhecimento feita entre Nancy Fraser e Axel Honneth. A hipótese principal que norteia essa pesquisa é a de que, no Twitter, o Comitê Paralímpico Brasileiro trabalha para construir um Reconhecimento Esportivo, baseado na estima social sem, no entanto, valer-se das histórias particulares dos atletas paralímpicos. Por outro lado, os usuários do Twitter utilizam a hashtag para expressar Reconhecimento Institucional aos atletas paralímpicos, a despeito de sua performance como esportista de elite. Também empreendemos uma discussão a respeito do terceiro tipo de reconhecimento identificado. O Reconhecimento Afetivo/Ideológico, que se utiliza de características pessoais dos atletas paralímpicos, pode, ao mesmo tempo em que oferece abrigo às carências de natureza afetiva, também reforçar a visão estigmatizada que é obstáculo à luta por paridade de participação desses atores. Palavras-chave: Twitter; Atletas paralímpicos; Teoria do reconhecimento. Abstract: From the moment they choose to pursue a career at the Paralympic sports, disabled athletes fight for recognition and redistribution. The demands start at an adequate structure for practicing sports, go past the wish for investments and public policies, and reach the need for recognition as elite athletes with individual skills. As traditional media displays lack of interest in covering the Paralympic games when compared to the covering of the Rio Olympic Games in 2016, the social media - especially Twitter - appear as an important space for showcasing disabled athletes' achievements. With a forward speech, Twitter is highlighted as one of the main areas for recognition and visibility to these actors. Taking this into consideration, our research problem starts from the following question: "what kind of recognition to Paralympic athletes are expressed through Twitter during the 2016 Rio Paralympic Games?". To answer this question, this research does a comparative study with content analysis of the Brazilian Paralympic Committee - entity that represents the Paralympic athletes - as well as of the social media users that used the hashtag #JogosParalímpicos. To do so, we have analyzed and categorized the content of 1,238 (n=1,238) posts made by the Brazilian Paralympic Committee (@cpboficial) and also of 9,132 (n=9,132) tweets made by the users of the social media with the hashtag #JogosParalímpicos, created to follow the posts about the subject. Every analyzed post was published between September 7th and September 18th, 2016, the duration of the Rio Paralympic Games. The categorization allowed us to find three main kinds of recognition published on Twitter: Institutional, Sportive and Affective/Ideological. The results were analyzed under Nancy Fraser and Axel Honneth's recognition theory. The main hypothesis is that the Brazilian Paralympic Committee works to build a Sportive Recognition on Twitter, based on social esteem without, however, using the private stories of the Paralympic athletes. On the other hand, Twitter users use the hashtag to express Institutional recognition to the Paralympic athletes, regardless of their performance as an elite athlete. We also engage on a discussion about the third type of recognition identified. Affective/Ideological recognition, which makes use of Paralympic athlete's personal traits, can, at the same time that offers shelter to the needs of the affection kind, also fortifies the stigmatized vision that is an obstacle to these actors to fight for participation equality. Keywords: Twitter; Paralympic athletes; Theory of recognition.
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