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dc.contributor.advisorLouzada, Fernando Mazzilli, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorPinto, Laura Simões da Costa, 1991-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Fisiologiapt_BR
dc.date.accessioned2019-03-13T14:54:23Z
dc.date.available2019-03-13T14:54:23Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57332
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Fernando Mazzilli Louzadapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Fisiologia. Defesa : Curitiba, 28/09/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.53-58pt_BR
dc.description.abstractResumo: Tradicionalmente, a partir das respostas obtidas no Questionário de Matutinidade-Vespertinidade (MEQ), as pessoas são classificadas em três cronotipos: matutino, vespertino e intermediário. Recentemente foi proposta a existência de um quarto cronotipo, chamado de bimodal, a partir das respostas no MEQ. Entretanto, sua caracterização comportamental ainda não foi realizada. Desta maneira, o objetivo deste estudo foi descrever e comparar características dos ciclos de atividade/repouso e vigília/sono dos diferentes cronotipos utilizando a nova classificação, que inclui o cronotipo bimodal. O estudo foi realizado em duas etapas: a primeira consistiu da análise de dados de actimetria do banco de dados do laboratório. A amostra foi composta por 266 universitários saudáveis (45 matutinos, 122 intermediários, 32 bimodais e 67 vespertinos), os quais utilizaram actímetro por sete dias consecutivos. Voluntários vespertinos apresentaram horários mais tardios para as variáveis horários de dormir, acordar e meia-fase de sono quando comparado aos demais cronotipos. Não foram encontradas diferenças para as variáveis do ritmo atividade/repouso. Na segunda etapa do estudo, 33 universitários saudáveis da UFPR utilizaram actímetro no punho durante uma semana de aulas normais e uma semana de provas. O horário de acordar dos vespertinos foi mais tardio em relação aos intermediários, e vespertinos apresentaram meia-fase mais tardia em relação a todos os cronotipos durante a semana de aulas. Durante a semana de provas, não foram encontradas diferenças entre os cronotipos para os horários de dormir e acordar, mas foi detectada meia-fase de sono mais tardia dos vespertinos. Não houve efeito da presença de aulas ou provas para nenhuma das variáveis analisadas. Correlações entre os horários de dormir e acordar e pontuação do MEQ para as duas semanas de coleta demonstraram correlações mais fracas durante a semana de provas, indicando que a presença de provas é capaz de diminui a expressão das diferenças individuais entre os cronotipos. A comparação das características do ciclo vigília/sono e do ritmo atividade/repouso não foi capaz de identificar diferenças entre voluntários intermediários e voluntários bimodais. Palavras-chave: Bimodal. Cronotipo. Ciclo vigília/sono.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Traditionally, people are classified into three chronotypes: morning-type, evening-type and neither/intermediate type. Recently, it was proposed the existence of a fourth chronotype, called bimodal-type. Although it has already been described in the Morningness-Eveningness Questionnaire (MEQ), the bimodal behavior has not been characterized yet. Thus, the aim of this study was to compare sleep/wake cycle and rest/activity rhythm characteristics of individuals from the different chronotypes, including bimodal-type. The study was divided into two stages: the sample of the first part was comprised of 266 healthy university students (45 morning-type, 122 intermediate, 32 bimodal-type, 67 evening-type) who participated of other studies performed in our laboratory and were asked to wore a wrist actigraph on their nondominant hand for 7 consecutive days. The evening-type subjects showed delayed sleep onset, sleep offset and mid-sleep when compared to other chronotypes. No differences in the rest/activity rhythm variables were found. In the second part of this study, 33 healthy UFPR students wore actigraphs on their nondominant hand during one week of regular classes and one week of college exams. Sleep-offset of evening-type volunteers was delayed when compared to intermediate volunteers, and evening-type showed later mid-sleep compared to all the other chonotypes during the week of regular classes. During the exams week, no differences in sleep onset and sleep offset were found, but evening-type showed delayed mid-sleep than the other chronotypes. There was no effect of the presence of regular classes or college exams for any of the variables evaluated. Correlations between sleep onset and offset and the MEQ scores for the two weeks assessed showed weaker correlation during the exam week, indicating that the presence of exams is able to decrease the expression of individual preferences among the chronotypes. No differences in rhythmicity characteristics capable of differentiating intermediate volunteers and bimodal volunteers were found. Keywords: Bimodal, Chronotype, Sleep/Wake Cycle.pt_BR
dc.format.extent72 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDisturbios do sonopt_BR
dc.subjectFisiologiapt_BR
dc.subjectTranstornos do sono-vigíliapt_BR
dc.subjectEstudantes universitariospt_BR
dc.titleCaracterização do ciclo vigília/sono e do ritmo atividade/repouso de jovens universitários : uma comparação entre cronotipospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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