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    Práticas baseadas em evidências e análise do comportamento : uma revisão crítica da instrução baseada em equivalência de estímulos no ensino superior

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    R - D - ROBERTO JUNIOR MARQUES DELFINO VELOSO.pdf (1.394Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Veloso, Roberto Júnior Marques Delfino, 1989-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O movimento da educação baseada em evidências propõe que as intervenções realizadas por profissionais da educação sejam escolhidas com base nas melhores evidências disponíveis. A preocupação de analistas do comportamento com a formulação de procedimentos didáticos eficazes pode ser considerada compatível com a proposta da educação baseada em evidências, mas, a despeito disso, suas estratégias de ensino têm sido criticadas por educadores. No âmbito do ensino superior, essas críticas consistem, principalmente, no contraste entre a preferência que analistas do comportamento dão ao ensino de comportamentos mais simples e fáceis de descrever em detrimento das habilidades sofisticadas que se espera de um graduando. Uma estratégia de ensino recente, formulada por analistas do comportamento, apresenta características que podem fazer frente a algumas dessas críticas. Baseada nas tecnologias produzidas pelas pesquisas em equivalência de estímulos, essa estratégia de ensino consiste no uso de procedimentos de formação de classes de equivalência entre estímulos para ensinar comportamentos academicamente relevantes. Bem-sucedida no ensino de repertórios requisito para habilidades mais complexas, como alfabetização e matemática, essa estratégia começou a ser empregada para ensinar repertórios mais complexos, como aqueles exigidos em disciplinas do ensino superior. Considerando esse contexto, o objetivou desta pesquisa consistiu na avaliação das evidências quanto ao uso de procedimentos de formação de classes de equivalência como estratégia didática no ensino superior por meio dos critérios adotados pelas práticas baseadas em evidências na educação. Foi realizada uma busca na literatura e, após a triagem, os artigos encontrados foram avaliados de acordo com os padrões da What Works Clearinghouse, considerada uma importante instituição que publica revisões de práticas baseadas em evidências na educação. Dos 18 artigos que passaram na triagem, apenas três foram aprovados de acordo com os critérios avaliativos, sendo que dois foram aprovados com cautela. O tamanho de efeito calculado a partir do impacto da intervenção foi de g = 2,18 e pode ser considerado grande. Os resultados permitiram classificar a instrução baseada em equivalência no ensino superior como apresentando forte evidência de um efeito positivo com nenhuma evidência contrária que a supere, mas com extensão pequena de evidências. Os resultados permitem recomendar, como uma prática baseada em evidências, o uso de instrução baseada em equivalência como estratégia didática no ensino superior. Essa recomendação foi discutida em termos de seus limites, principalmente quanto à quantidade de estudos que compuseram a amostra avaliada. Também foram discutidas as limitações impostas pelos padrões avaliativos da WWC quanto aos resultados desta pesquisa e quanto às práticas baseadas em evidência, como um todo. Por fim, com o sucesso da avaliação de uma estratégia de ensino analítico-comportamental como uma prática baseada em evidência, refletiu-se sobre possíveis intercâmbios entre analistas do comportamento e a comunidade geral de educadores. Palavras-chave: educação, análise do comportamento, equivalência de estímulos, práticas baseadas em evidências.
     
    Abstract: The evidence-based education movement states that the interventions made by education professionals should be based on the best evidence available. Behavior analysts' concerns with the formulation of effective didactic procedures may be considered compatible with the evidence-based education proposal, but despite this, their teaching strategies have been criticized by educators. In higher education, these criticisms consist mainly of the contrast between the preference that behavior analysts place on teaching behaviors that are simpler and easier to describe, in detriment of the sophisticated skills expected from a graduate student. A recent teaching strategy, formulated by behavioral analysts, has shown features that can address some of these criticisms. Based on the technologies produced by stimulus equivalence research, this teaching strategy consists in the use of procedures to form equivalence classes between stimuli to teach academically relevant behaviors. Successful in teaching repertoires required for more complex skills, such as literacy and math, this strategy began to be employed to teach more complex repertoires such as those required in higher education disciplines. Considering this context, the objective of this research consisted in the evaluation of the evidences regarding the use of procedures of formation of equivalence classes, as a didactic strategy in higher education, through the criteria adopted by evidence-based practices in education. A literature search was performed and, after screening, the articles found were evaluated according to What Works Clearinghouse standards, considered to be an important institution that publishes reviews of evidence-based practices in education. From the 18 articles that passed the screening, only three were approved according to the evaluative criteria, two of which were approved with caution. The effect size calculated from the impact of the intervention was g = 2.18, and may be considered large. The results allowed to classify the instruction based on equivalence in higher education as presenting strong evidence of a positive effect with no contrary evidence that overrides it, but with small extent of evidence. The results allow us to recommend, as an evidence-based practice, the use of equivalence-based instruction as a didactic strategy in higher education. This recommendation was discussed in terms of its limits, mainly regarding the number of studies that composed the sample evaluated. The limitations imposed by WWC evaluative standards on the results of this research and on evidence-based practices as a whole were also discussed. Finally, with the successful evaluation of an analytic-behavioral teaching strategy as an evidence-based practice, we reflected on possible exchanges between behavior analysts and the general community of educators. Keywords: education, behavior analysis, stimulus equivalence, evidence-based practices.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/57166
    Collections
    • Dissertações [285]

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