Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCampos, Wagner dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.creatorPinheiro, Karen Martinspt_BR
dc.date.accessioned2023-01-26T17:55:17Z
dc.date.available2023-01-26T17:55:17Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57046
dc.descriptionOrientador: Wagner de Campospt_BR
dc.descriptionMonografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Físicapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem o objetivo de apresentar a Psicomotricidade Relacional para o meio acadêmico através do trabalho desenvolvido em duas escolas de Curitiba, de março a dezembro de 2002. Sabendo que a aprendizagem somente pode acontecer de forma tranqüila se a criança estiver preparada e relativamente pronta (dentro de sua individualidade) para receber o conhecimento; e que as experiências motoras, cognitivas, sociais e afetivas da criança interferem significativamente em seu desenvolvimento, a Psicomotricidade Relacional através do ambiente que oferece a criança, favorece sua livre expressão; tornando possível que o Psicomotricista Relacional intervenha de diversas formas para contribuir no desenvolvimento e nas necessidades de cada criança. Foi utilizado o método descritivo da observação participativa para verificar a aplicabilidade e as contribuições desse novo método no desenvolvimento geral de crianças na faixa etária de 6 a 7 anos. Percebendo a necessidade e em alguns casos, a carência de experiências corporais, sociais, cognitivas e afetivas de algumas crianças; evidencio neste trabalho, o processo de todas com as quais trabalhei nesse ano e procuro demonstrar a aplicabilidade e algumas contribuições deste novo método. Muitas crianças puderam fortalecer sua identidade, potencializar sua criatividade, integrar-se melhor ao grupo que pertencem, expressar seus sentimentos, resgatar o desejo de "desejar aprender", entre outros aspectos que são expostos no desenrolar deste trabalho.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCapacidade motora em criançaspt_BR
dc.subjectPsicologia do movimentopt_BR
dc.titleContribuções da psicomotricidade relacional no desenvolvimento motor de escolares de 6 e 7 Anospt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples