Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCardoso, Maurício José d'Escragnollept_BR
dc.contributor.authorOliveira, Luzia Carmem dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.date.accessioned2018-10-09T15:18:32Z
dc.date.available2018-10-09T15:18:32Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56872
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Maurício José D’E. Cardosopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 29/05/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.72-80pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Psicologia Clínicapt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação circunscreve o lugar da educação na obra de Freud, seguindo seu percurso teórico que aponta a essa temática, trazendo importantes reflexões acerca da interlocução entre psicanálise e educação. Traços de singularidade são impressos a este trabalho lançando um olhar sobre a educação, embasada no referencial psicanalítico freudiano, a partir de reflexões acerca da prevenção no que concerne ao adoecimento mental. Não se trata aqui de oferecer técnicas sobre como educar para evitar o adoecimento mental, visto ser essa uma tarefa impossível, mas de participar do diálogo que envolve educação e psicanálise. A psicanálise participa desse diálogo com aquilo que lhe é próprio, como outro discurso que apresenta uma forma singular de escuta. As questões que norteiam essa pesquisa abordam a obra freudiana naqueles pontos que tocam a educação, a partir do posicionamento de Freud frente a isso. Desse modo partimos da sexualidade infantil e a pulsão com os mecanismos de recalque e sublimação, seguindo pela constituição do ego. Chegamos ao sujeito e sua inserção na civilização e na cultura, processo esse que exige limites à pulsão de agressividade ao mesmo tempo em que se constitui a instância psíquica do superego, tão essencial para mediar esse processo e que possui estreita relação com a educação. Além disso, passeamos pela transferência e sua presença na relação do sujeito no campo tanto psicanalítico quanto educacional. Não se espera com essa pesquisa necessariamente respostas às questões que a norteiam, mas sim manter brechas que permitem o desejo de sustentar a questão tanto acerca da educação quanto da saúde mental. Palavras-chave: Educação. Psicanálise. Saúde mental. Prevenção.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present dissertation circumscribes the place of education in Freud 's work, following his theoretical path that points to this theme, bringing important reflections about the interlocution between psychoanalysis and education. Traces of uniqueness are imprinted on this work by looking at education, based on the Freudian psychoanalytic framework, based on reflections on prevention with regard to mental illness. It is not a question of offering techniques on how to educate to avoid mental illness, since this is an impossible task, but to participate in the dialogue that involves education and psychoanalysis. Psychoanalysis participates in this dialogue with that which is its own, as another discourse that presents a singular form of listening. The questions that guide this research approach the Freudian work in those points that touch the education, from the position of Freud in front of it. In this way we start from the infantile sexuality and the drive with the mechanisms of repression and sublimation, following by the constitution of the ego. We come to the subject and his insertion in civilization and culture, a process that demands limits to the drive of aggression at the same time that constitutes the psychic instance of the superego, so essential to mediate this process and has a close relationship with education. In addition, we walk through transference and its presence in the subject's relationship in the psychoanalytic and educational fields. This research is not necessarily expected to answer the questions that guide it, but rather to maintain loopholes that allow for the desire to sustain the issue of both education and mental health. Keywords: Education. Psychoanalysis. Mental Health. Prevention.pt_BR
dc.description.abstractResumen: La presente disertación circunscribe el lugar de la educación en la obra de Freud, siguiendo su recorrido teórico que apunta a esa temática, trayendo importantes reflexiones acerca de la interlocución entre psicoanálisis y educación. Los rasgos de singularidad se imprimen a este trabajo lanzando una mirada sobre la educación, basada en el referencial psicoanalítico freudiano, a partir de reflexiones acerca de la prevención en lo que concierne al enfermo mental. No se trata aquí de ofrecer técnicas sobre cómo educar para evitar el enfermo mental, ya que es una tarea imposible, pero de participar en el diálogo que involucra educación y psicoanálisis. El psicoanálisis participa de ese diálogo con lo que le es propio, como otro discurso que presenta una forma singular de escucha. Las cuestiones que orientan esta investigación abordan la obra freudiana en aquellos puntos que tocan la educación, a partir del posicionamiento de Freud frente a eso. De ese modo partimos de la sexualidad infantil y la pulsión con los mecanismos de represión y sublimación, siguiendo por la constitución del ego. Llegamos al sujeto y su inserción en la civilización y la cultura, proceso que exige límites a la pulsión de agresividad al mismo tiempo en que se constituye la instancia psíquica del superyó, tan esencial para mediar ese proceso y que tiene estrecha relación con la educación. Además, paseamos por la transferencia y su presencia en la relación del sujeto en el campo tanto psicoanalítico como educativo. No se espera con esa investigación necesariamente respuestas a las cuestiones que la orientan, sino mantener brechas que permiten el deseo de sostener la cuestión tanto acerca de la educación como de la salud mental. Palabras clave: Educación. Psicoanálisis. Salud mental. Prevención.pt_BR
dc.format.extent80 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPsicanálise e educaçãopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectFreud, Sigmund, 1856-1939pt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.titlePsicanálise e educação : um percurso em Freudpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples