Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRibeiro, Patricia Moreirapt_BR
dc.contributor.otherPan, Miriam Aparecida Graciano de Souzapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.date.accessioned2018-10-05T18:34:28Z
dc.date.available2018-10-05T18:34:28Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56170
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Miriam Aparecida Graciano de Souza Panpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 27/03/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.127-135pt_BR
dc.description.abstractResumo: A literatura especializada constata que o trabalho do psicólogo no campo da Educação Superior tem se resumido a uma única prática: a psicoterapia. No entanto a Psicologia no campo da Educação já constatou através de pesquisas e intervenções que tal prática contribui com individualização e culpabilização do estudante diante ao fracasso escolar. Essa questão histórica indica a necessidade de produção de práticas diferenciadas como modelo alternativo ao atendimento psicoterápico. Constata-se que as intervenções que propõem a formação de coletivos como estratégia de enfrentamento dos problemas acadêmicos e de melhoria da qualidade de vida do universitário vêm ganhando espaço, assim como as estratégias de tutoria por pares. Os modelos de intervenção por pares seriam uma alternativa de trabalho para o psicólogo na Educação Superior? O presente trabalho tem por objetivo analisar um modelo de atendimento tutorial nomeado Plantão Institucional, implementado na Universidade Federal do Paraná e também discutir os seus efeitos como serviço de apoio ao universitário. Para responder tal problemática utilizou-se três métodos de produção de dados: Pesquisa Documental, Pesquisa Intervenção e Pesquisa Quantitativa, cada método cumpriu objetivos diferentes: conhecer o histórico e contextualização do Plantão, os sentidos produzidos por ele na comunidade acadêmica e o perfil do estudante que procurou o serviço, respectivamente. Os dados foram analisados a partir de dois métodos que são: Perspectiva Dialógica, utilizada para os dados qualitativos e Estatística Descritiva, para os dados quantitativos. Foi possível compreender que o Plantão se apresenta como uma prática construída de forma coletiva e se insere no diálogo entre as políticas inclusivas na Educação Superior e a prática do psicólogo. O pronto-acolhimento por pares responde a necessidade de criação de intervenções que proponham formas diferenciadas de apoio psicológico. O Plantão produziu sentidos diferentes enquanto um serviço de acolhimento imediato, porém, de forma unânime representou um lugar importante de acolhimento e que se constatou-se que por meio do serviço outros sentidos para o trabalho da Psicologia na universidade foram construídos. Como prática formativa, contribui com a construção de uma escuta institucional e com um olhar dialógico frente aos problemas acadêmicos. Na instituição, o Plantão produziu sentidos diferentes em relação a sua metodologia, afirmando a sua capacidade de ser uma estratégia formativa no ensino e na extensão universitária. O perfil do estudante que procurou o pronto-acolhimento expõe algumas realidades sobre a comunidade acadêmica, por exemplo: o aumento na comunidade discente de estudantes de primeira geração, os problemas de acesso e compreensão da informação na universidade e o aumento da incidência de problemas relacionados a saúde mental no Campus. O debate entre os diferentes posicionamentos frente ao Plantão produziu uma multiplicidade de sentidos, subjetivos e objetivos, em relação a experiência do acolhimento por pares. No entanto, foi possível constatar que as práticas e teorias psicológicas que compreendem a subjetividade como interioridade do sujeito colaboram com fragmentação da vida em seguimentos: vida acadêmica e vida pessoal. Nesse sentido as práticas que compreendem a subjetividade como produção social enfrentam um importante desafio para promover discussões que demonstrem outras formas de compreender a vida, sem a fragmentar. O Plantão por pares apresenta-se como uma prática inovadora que tem potencial para transformar sentidos e produzir importantes resultados na comunidade acadêmica, há questões a serem aprimoradas, como em toda prática, porém se apresenta como uma alternativa ao trabalho do psicólogo na Educação Superior, além de contribuir com a formação de futuros psicólogos, auxilia na compreensão dos problemas acadêmicos a partir de uma perspectiva institucional, contribui com o processo de aprendizagem e desenvolvimento e com a produção de subjetividade na Educação Superior. Palavras-chave: Tutoria por Pares. Plantão Psicológico. Psicologia Educacional. Educação Superior. Subjetividade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The specialized literature points out that the psychologist's work in the field of Higher Education has been reduced to a single practice: psychotherapy. However, Psychology in the field of Education has already found through research and interventions that such practice contributes to individualization and blame to the student in the face of school failure. This historical issue indicates the need to produce differentiated practices as an alternative model to psychotherapeutic care. It is observed that the interventions that propose the formation of collectives as a strategy to face academic problems and improve the life quality of university students are gaining ground, as well as strategies of peer tutoring. Would peer intervention models be a working alternative for the psychologist in Higher Education? The present work aims to analyze a tutorial model named Institutional Plan, implemented at the Federal University of Paraná and also discuss its effects as a service to support the university. In order to answer this problem, three methods of data production were used: Documentary Research, Intervention Research and Quantitative Research, each method fulfilled different objectives: to know the history and contextualization of the Institutional Plan, the senses produced by it in the academic community and the profile of the student who sought the service, respectively. The data were analyzed from two methods that are: Dialogical Perspective, used for qualitative data and Descriptive Statistics, for quantitative data. It was possible to understand that the Institutional Plan is presented as a collective practice and is inserted in the dialogue between inclusive policies in Higher Education and the practice of the psychologist. Peer-to-peer care responds to the need to create interventions that propose differentiated forms of psychological support. The Care Unit produced different meanings while an immediate reception service, however, unanimously represented an important place of reception and it was found that through the service other meanings for the work of Psychology in the university were built. As a formative practice, it contributes to the construction of an institutional listening and a dialogical approach to academic problems. In the institution, the Institutional Plan produced different meanings in relation to its methodology, affirming its capacity to be a formative strategy in teaching and university extension. The profile of the student who looked for the Institutional Plan exposes some realities about the academic community, for example: the increase in the student community of first-generation students, the problems of access and understanding of information in the university and the increase of problems related to mental health on Campus. The debate between the different positions before the Institutional Plan produced a multiplicity of subjective and objective meanings in relation to the experience of peer acceptance. However, it was possible to verify that the psychological practices and theories that comprise the subjectivity as interiority of the subject collaborate with the fragmentation of the life in followings: academic life and personal life. In this sense, the practices that comprise subjectivity as a social production face an important challenge to promote discussions that demonstrate other ways of understanding life without fragmenting it. The psychological emergency for Peer-grouping is an innovative practice that has the potential to transform senses and produce important results in the academic community, there are issues to be improved, as in every practice, but it presents itself as an alternative to the psychologist's work in Higher Education, besides contributing to the formation of future psychologists, helps in the understanding of academic problems from an institutional perspective, contributes to the process of learning and development and to the production of subjectivity in Higher Education. Keywords: Peer Tutoring. Psychological Emergency. Educational Psychology. Higher Education. Subjectivity.pt_BR
dc.format.extent141 p. : il. (algumas color.), grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEstudantes universitarios - Psicologiapt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.titleAnálise de um serviço de pronto-acolhimento por pares em contexto universitáriopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples