Waltel Branco : obra e experiência musical
Resumo
Resumo: Waltel Branco é um músico cuja trajetória se estende a diferentes localidades e que possui uma extensa produção, principalmente como arranjador, compositor e multiinstrumentista. Esta pesquisa é um estudo de caso com o objetivo de investigar como se dá a relação entre experiência pessoal e música produzida por Waltel Branco, e foi desenvolvido em três etapas: 1) levantamento de dados a partir de pesquisa bibliográfica, entrevistas e observação participante; 2) organização dos dados coletados gerando a trajetória artística e a discografia do músico; 3) análise da música produzida por Waltel Branco a partir de dois pontos identificados como seus principais aspectos: a presença do violão em suas composições, principalmente nos Choros, e a pluralidade musical, aspecto marcante do álbum Kabiesi (1994). O referencial teórico que subsidia esta pesquisa parte da relação entre música, cultura e experiência segundo o etnomusicólogo John Blacking (1995). Foram utilizadas ferramentas da etnografia e conceitos da música e da sociologia para buscar um olhar atento e amplo sobre objeto estudado. A obra de Waltel Branco ainda se encontra parcialmente desconhecida, apesar de sua grande contribuição para a música do Brasil e do mundo, e este trabalho se soma aos esforços já realizados visando uma maior compreensão e reconhecimento de suas músicas. Palavras-chave: Waltel Branco, etnomusicologia, música brasileira, experiência. Abstract: Waltel Branco is a musician whose career extends to diferente locations and has an extensive production, as an arranger, composer and multi-instrumentalist as well. This is a case study that investigates the relashionship between personal experience and music produced by Waltel Branco, and was developed in three stages: 1) data collection from bibliographic research, interviews and participant observation; 2) organization of the collected data which generates the artist's trajectory and discography; 3) analysis of the music produced by Waltel Branco from two points identified as its main aspects: the presence of the guitar in his compositions, mainly in the Choros, and the musical plurality, a striking aspect of the Kabiesi album (1994). The theoretical reference that supports this research starts from the relation between music, culture and experience according to the ethnomusicologist John Blacking (1995). Tools of ethnography and concepts of music and sociology were used to seek a close and attentive look at the studied object. Waltel Branco's work is still partially unknown, despite his great contribution to the music from Brazil and the world, and this research adds to the efforts already made in order to better understand and recognize his music. Key-words: Waltel Branco, ethnomusicology, brazilian music, experience.
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