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dc.contributor.authorLarsen, Isabelpt_BR
dc.contributor.otherWeinschutz, Reginapt_BR
dc.contributor.otherKolicheski, Mônica Beatrizpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente Urbano e Industrialpt_BR
dc.contributor.otherSENAIpt_BR
dc.contributor.otherUniversität Stuttgartpt_BR
dc.date.accessioned2018-11-14T13:20:58Z
dc.date.available2018-11-14T13:20:58Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56096
dc.descriptionOrientadora: Profª Dra Regina Weinschutzpt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profª Dra. Mônica Kolicheskipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial em parceria com o SENAI-PR e a Universidade de Stuttgart, Alemanha. Defesa : Curitiba, 26/09/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.111-125pt_BR
dc.description.abstractResumo: Os óleos e gorduras residuais (OGR) são resíduos sólidos ou líquidos oriundos dos processos de fritura de alimentos e, quando descartados incorretamente, apresentam grave risco à saúde pública e ao meio ambiente, além de demandarem custos adicionais no tratamento do esgoto. Estima-se que no Brasil sejam produzidas anualmente 1,2 milhão de toneladas de OGR, entretanto apenas 2,5 a 3,5% do óleo vegetal comestível descartado é reciclado. Quando retornam à cadeia produtiva, os OGR podem se tornar matéria-prima para produtos como biodiesel e sabão, possibilitando ganhos ambientais, econômicos e sociais. Assim, a primeira etapa deste estudo teve por objetivo fazer um levantamento a partir do âmbito doméstico sobre o estado atual da logística reversa dos OGR em Curitiba. Esta fase ocorreu por meio de visitas e entrevistas aos atores envolvidos na coleta e reciclagem deste resíduo. Paralelamente realizou-se um estudo de caso no bairro de Santa Felicidade com a finalidade de conhecer a situação do descarte dos OGR e explorar o conhecimento dos residentes sobre os programas de coleta existentes e sobre os impactos ambientais causados pelos óleos. Para tanto, 202 questionários foram aplicados em uma amostragem por conveniência. Na terceira parte da pesquisa, foi acompanhado no Colégio Estadual Francisco Zardo, um projeto de educação ambiental e sensibilização à reciclagem, criado pelos alunos com propósito de coletar os OGR e, a partir deste resíduo, produzir sabão artesanal. Para avaliar o impacto educativo originado na comunidade escolar, foram aplicados questionários antes e depois do desenvolvimento do projeto. Os resultados conjuntos das três etapas demonstraram que a logística reversa dos OGR é fonte de renda e geradora de emprego e que envolve várias entidades públicas e privadas na área urbana. Apesar da existência desta densa teia de relações desde o consumidor do óleo virgem até a produção do derivado, com numerosas opções de coleta espalhados pela cidade, entre a população prevalece à desinformação sobre a forma do descarte correto do OGR. Desta experiência resultou evidente a necessidade de uma educação ambiental permanente e transdisciplinar assim como proposto na legislação brasileira. Palavras-chaves: Óleos e gorduras residuais. Logística reversa. Educação ambiental.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Used cooking oils (UCO) are solid waste mainly from food frying processes and, when incorrectly discarded, pose a serious risk to public health and environment, besides requiring additional costs in the treatment of sewage. It is estimated that 1.2 MT/year of UCO are produced in Brazil, although only 2.5 to 3.5% of the waste oils is recycled. When returned to the production chain, UCO can become raw material for products such as biodiesel and soap, making possible environmental, economic and social gains. Thus, the first stage of this study aims to make a survey, starting from households, about UCO reverse logistics in Curitiba. In this phase visits and interviews were done with the actors involved in the collection and recycling of this substance. At the same time, a case study was carried out in Santa Felicidade district in order to know the situation of the UCO disposal and to explore residents' knowledge about the existing collection programs and about the environmental impacts caused by the oils. With this end, 202 questionnaires were applied in a convenience sample. In the third part of the research, a student project of environmental education and recycling awareness with the purpose to collect the UCO and, from this residue, to produce handmade soap was followed at the Francisco Zardo State College. To evaluate the educational impact in the school community, questionnaires were applied before and after the project development. The joint results of the three stages demonstrated that the reverse logistics of the UCO is a source of income and job creation and involves several public and private entities in the urban area. Despite the existence of this dense web of relations from the consumer of the virgin oil to the production of the derivative, with numerous collection options scattered throughout the city, the disinformation prevails between the people about the correct disposal of the UCO. This experience cleared, once more, the need for a permanent and transdisciplinary environmental education as proposed in Brazilian legislation. Key-words: Residual oils and fats. Reverse Logistics. Environmental Education.pt_BR
dc.format.extent142 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectOleos e gorduraspt_BR
dc.subjectCiências Ambientaispt_BR
dc.subjectResiduos organicospt_BR
dc.subjectEsgotospt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleA logística reversa dos óleos residuais em Curitiba: estudo de caso do bairro Santa Felicidadept_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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