Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlmeida, João Fernando Bueno Matos dept_BR
dc.contributor.otherPeters, Ana Paula, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-17T20:00:56Z
dc.date.available2019-06-17T20:00:56Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56092
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Ana Paula Peterspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor deArtes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 27/04/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.114-115pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Concentração em Educação e Cognição Musicalpt_BR
dc.description.abstractResumo: O choro é uma cultura viva na cidade de Curitiba. Este trabalho utilizou ferramentas da etnografia para identificar os processos de aprendizagem do violão no contexto do choro em Curitiba. Dentre as ferramentas estão a observação, registros de campo e entrevistas. As observações foram feitas em bares e instituições de ensino onde ocorrem o choro, assim como os registros, feitos em gravações de áudio, vídeo e fotos. As entrevistas foram os principais meios de coleta de dados qualitativos, foram feitas com sete violonistas de choro atuantes na cidade de Curitiba. Os dados coletados foram analisados com base no conceito de enculturação de Lucy Green. As principais ações para que um músico seja enculturado são: tocar, escutar e compor. A partir deste referencial teórico, apresentamos através dos relatos coletados nas entrevistas, quais foram os processos de aprendizagem dos violonistas pesquisados. Palavras chave: choro, violão, aprendizagem, enculturação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Choro is a living culture in the city of Curitiba, South of Brazil. This work has adopted methods of ethnography to identify learning processes regarding the guitar in the context of choro in Curitiba. Amongst the tools are observation, field documentation and interviews. The observations, as well as the records in audio, videos and photographs have occurred in pubs and educational institutions where choro is present. Interviews with seven active guitar players in Curitiba have been the main source of qualitative data, which was then analyzed under the light of the ‘enculturation’ concept by Professor Lucy Green. According to Green, the three main ways to be enculturated in musical practices are performing, listening and creating. This work presents the learning processes experienced by the interviewed musicians based on this theoretical reference. Keywords: choro, guitar, learning, enculturation.pt_BR
dc.format.extent118 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectChoro (Música)pt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectViolãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleProcessos de aprendizagem do violão no contexto do choro em Curitibapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples