Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantos, Maria Lucia Salgueiro dos, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherQuadros, Cláudia Irene de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-26T18:05:49Z
dc.date.available2021-11-26T18:05:49Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55924
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Claudia Irene de Quadrospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 05/04/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.147-155pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo de caso investiga interações digitais e satisfação laboral entre trabalhadores operacionais de uma grande indústria. Buscamos responder à seguinte questão: em que medida as interações comunicacionais dos profissionais da base produtiva nas mídias sociais revelam a (in)satisfação laboral, a partir do processo informal de comunicação interna? A pesquisa tem como objetivo geral estudar essas interações no contexto da comunicação interna informal e sua correlação com a satisfação ou insatisfação laboral. O Facebook aparece como um dos principais dispositivos utilizados pelos sujeitos investigados e por isso escolhido como corpus desta pesquisa. Para responder ao problema proposto adotamos como coleta de dados um percurso multimetodológico, abrangendo análise documental, entrevistas em profundidade e semiestruturada, culminando com observação sistemática e silenciosa em uma comunidade virtual criada no Facebook de forma independente pelos empregados. O Interacionacismo Simbólico e a Escola de Montreal estão entre as principais matrizes teóricas que contribuem para compreender essas interações diante do cenário da sociedade em rede, midiatizada e hiperconectada. Os resultados encontrados foram operacionalizados pela análise de conteúdo, sugerindo associação entre interações digitais e satisfação laboral, a partir de variáveis apontadas pelos próprios interagentes investigados, entre as quais se deve considerar também o impacto de aspectos subsimbólicos dos contextos social, econômico, cultural e histórico. A comunicação digital que desponta no recorte dos empregados pesquisados expressa senso de colaboração, identidade e pertencimento, além de apropriação da rede social virtual como um meio de reverberação da satisfação laboral - valor considerado essencial para as atuais gerações profissionais, que não desprezam a busca por felicidade e propósito no trabalho, independente do poder do cargo. Pelos indicativos dos resultados e seu impacto manifesto na satisfação com a organização estudada, pode-se afirmar que a contribuição da comunicação digital, em complemento às igualmente essenciais estratégias face a face entre outras, formam um mix importante para trazer significado ao trabalho e incremento da cultura organizacional que depende de equipes satisfeitas para sua sustentação. As interações digitais ampliam o empoderamento dos empregados e as que ocorrem na informalidade das redes sociais potencializam sua autonomia, ativismo e, consequentemente, a interferência nos destinos da organização. Palavras-chave: Comunicação interna. Mídias sociais. Interações digitais. Satisfação laboral.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This case study investigates digital interactions and job satisfaction among factory workers in a large industry. We seek to answer the following question: how the communication interactions of the shop floor people in the social media reveal the job satisfaction? The research aims to study these interactions in the context of informal internal communication and their relation to job satisfaction or dissatisfaction. Facebook appears as one of the main devices used by the investigated employees and therefore chosen as a corpus of this research. In order to address the proposed problem, we adopted as a data collection a multi-method approach, covering documental analysis, in-depth and semi-structured interviews, culminating in systematic and silent observation in a virtual community created on Facebook independently by the employees. Symbolic Interactionism and the School of Montreal are among the main theoretical perspectives that contribute to understand these interactions in the scenario of networked, mediatized and hyperconnected society. The results were operationalized by content analysis, suggesting an association between digital interactions and job satisfaction, based on variables pointed out by the investigated interagents themselves, among which one should also consider the impact of subsymbolic aspects of social, economic, cultural and historical contexts. The digital communication that emerges from the clipping of the employees surveyed expresses a sense of collaboration, identity and belonging. As well as appropriation of the virtual social network as a reverberation of job satisfaction - a value considered essential for current professional generations, who do not despise the search for happiness and purpose at work, regardless of the power of the employee's position. The results suggest an evident impact on the satisfaction with the organization studied. It can be affirmed that the contribution of digital communication, in addition to the equally essential face-to-face strategies among others, form an important mix to bring meaning to the work and expand organizational culture that relies on satisfied teams for their support. Digital interactions increase the empowerment of employees and those that occur in the informality of social networks enhance their autonomy, activism and, consequently, interference in the destinies of the organization. Keywords: Internal communication. Social media. Digital interactions. Job satisfaction.pt_BR
dc.format.extent159 p. : il. (algumas color.), grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunicação interna - Aspectos estratégicospt_BR
dc.subjectInteração social - Multimídia interativapt_BR
dc.subjectComunicação organizacional - Pesquisapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleInterações digitais e satisfação no trabalho : um olhar sobre a comunicação interna informal na indústriapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples