Diferentes estratégias metodológicas para o processo de ensino e aprendizagem da biologia celular
Resumo
Resumo: Enquanto as aulas expositivas têm assegurado seu lugar de destaque nas práticas docentes, metodologias diferenciadas são utilizadas de maneira tímida em sala de aula, geralmente como estratégias complementares. Representações não linguísticas e jogos cooperativos são alternativas que podem promover o protagonismo e a participação ativa dos(as) estudantes, melhorando o processo de ensino e aprendizagem. Para avaliar o potencial didático dessas estratégias, aulas de Biologia Celular foram aplicadas a estudantes do 1º ano do ensino médio em escolas públicas no Estado do Paraná. As turmas foram organizadas em grupos que participaram de aulas expositivas, onde os(as) professores(as) utilizaram a exposição oral ilustrada como metodologia de ensino; representações não linguísticas (RNL), que envolveu a construção de um modelo tridimensional e a confecção de um cartaz bidimensional; ou aprendizagem cooperativa, realizada através de aventuras de RolePlaying Game (RPG). O conhecimento dos temas abordados foi avaliado antes das aulas, e em curto e médio prazos, posteriores às aulas. Nas avaliações por questões (objetivas e de respostas discursivas), os(as) estudantes obtiveram resultados semelhantes no desempenho de médio prazo, independente da metodologia de aprendizagem. Contudo, na avaliação por mapas conceituais, os melhores resultados foram alcançados pelos(as) estudantes que participaram das metodologias ativas, indicando um aprendizado mais efetivo e significativo. O perfil de inteligências múltiplas dos(as) estudantes foi traçado, a partir da Teoria das de Howard Gardner, mas não houve correlação entre o tipo de inteligência e a performance em cada grupo experimental. Também foi realizada uma análise do perfil de professores(as) de Biologia através da aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. Apesar de constituírem um grupo jovem, porém experiente, suas aulas priorizam práticas pedagógicas consideradas tradicionais. Diversificar as estratégias de ensino, estimulando a participação ativa dos(as) estudantes, pode contribuir para um aprendizado mais efetivo e significativo. Palavras-chave: Ensino e aprendizagem da Biologia Celular. Técnicas de Ensino. Representações não linguísticas. Aprendizagem cooperativa. Perfil de professores(as) de Biologia Celular. Abstract: Lectures have indeed been established as a prominent role in teaching practices. However, differentiated methodologies are being used in a reluctant way in the classroom. Non-linguistic representations and cooperative games are alternatives that can promote involvement and active participation of the students, facilitating the teaching/learning process. In order to evaluate the teaching potential of these strategies, lessons on Cell Biology were applied to students of the 1st year of high school of public schools in the state of Paraná, Brazil. Classes were organized in groups that participated in: a) lectures, in which the teachers used illustrated oral exposure as the selected teaching methodology, b) non-linguistic representations (NLR), which involved the construction of a three-dimensional model and the making of a two-dimensional poster or c) co-operative learning, carried out through adventures of Role-Playing Game (RPG). The students were evaluated before classes, and in a short and medium-term period after the classes. The evaluations were conducted through questions and conceptual maps, with the best results being achieved by students who participated in the NLR and RPG groups, which indicates a more effective and meaningful learning. The profile of multiple intelligences of the students was traced, from Howard Gardner's theory, but there was no correlation between intelligence type and performance in each experimental group. The profiles of Biology teachers, who are currently teaching in public schools of the State of Paraná, were analyzed in order to obtain an overview of the practices that are developed routinely in schools and classrooms. The teachers answered a survey and participated in semi-structured interviews, in order to analyze their professional profile and the teaching methodologies they apply. Although they constitute a young but experienced group, their classes focus on pedagogical practices that are considered traditional, in contradiction to several more modern teaching techniques, which could contribute to a more active participation of the students. Key-words: Cell biology education. Teaching and learning methodologies. Non-linguistic representations. Collaborative games; Cell biology education. Teachers’ profile.
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