Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOdorczyk, Ricardo Siebenrokpt_BR
dc.contributor.otherFreitas, Maria do Carmo Duarte, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-05-16T18:25:47Z
dc.date.available2018-05-16T18:25:47Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/55442
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Maria do Carmo Duarte Freitas, Drª. Engªpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Defesa : Curitiba, 27/02/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.100-108pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Gestão da Informação e do Conhecimentopt_BR
dc.description.abstractResumo: A era das Startups mudou a maneira de prover produtos e serviços, que se reinventa a cada dia motivadas pelo o avanço tecnológico e as mudancas sociais. A volatilidade do mercado aumentou e as empresas grandes necessitam inovar a sua maneira de trabalhar para se manterem competitivas, exigindo flexibilidade sob o ponto de vista de seu gerenciamento estratégico. Filosofias de gestão como o Lean Thinking (LT) e o Design Thinking (DT) auxiliam corporacões a operar em situacões voláteis, com o foco na melhoria e na inovacão, seu uso promove tomadas de decisões diferenciadas em corporacões como a Nike e a Shimano na busca de reconquistar espaço no mercado. Essas filosofias se aplicadas em processos de melhoria e inovação, em que o Lean Thinking foca na eficiência por meio da eliminação de desperdícios, atuam sobre a parte processual de um sistema e de seu fluxo de informações, ligado ao lado operacional de processo, e o Design Thinking foca na resolução de problemas complexos, atuando nos pontos de interação entre o produto/serviço e o usuário, ligado ao lado do processo criativo de um produto ou serviço. Investiga-se as relações entre as aplicações práticas dos princípios filosóficos do lean thinking e do design thinking em processos de melhoria e inovação. Embasado na Teoria Fundamentada em Dados, realiza-se a coleta e análise de dados para identificar a convergência e divergência dos temas. Estrutura-se um modelo que permite a compreensao de como aplicar os temas de maneira conjunta, estruturando uma nova maneira de abordar as metodologias orientadas a valor, com a proposta do modelos C.O.R. (Conceitualizar, Operacionalizar, Refinar). Esclarece que o DT e LT podem ser utilizados em conjunto, explicitando quais suas caracteristicas equivalentes dentro de seus dominios. Ressalta-se que a abordagem conjunta dessas filosofias em conjunto pode acelerar e potencializar o processo de melhoria e inovacao. Palavras-chave: Pensamento Enxuto, Design Estratégico, Teoria Fundamentada em Dados.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Startups era has changed the way it provides products and services, which is reinvented every day motivated by technological advancement and social change. Market volatility has increased and large companies need to innovate their way of working to stay competitive, requiring flexibility from the point of view of their strategic management. Management philosophies such as Lean Thinking (LT) and Design Thinking (DT) help corporations operate in volatile situations, with a focus on improvement and innovation, their use promotes differentiated decision making in corporations such as Nike and Shimano in to regain market share. These philosophies are applied in processes of improvement and innovation, where Lean Thinking focuses on efficiency by eliminating waste, acting on the procedural part of a system and its flow of information, connected to the operational side of the process, and Design Thinking focuses on solving complex problems, acting at the points of interaction between the product / service and the user, linked to the creative process side of a product or service. We investigate the relations between the practical applications of the philosophical principles of lean thinking and design thinking in processes of improvement and innovation. Based on the Data-Based Theory, data collection and analysis are performed to identify the convergence and divergence of the themes. It is structured a model that allows the understanding of how to apply the themes in a joint way, structuring a new way of approaching value-oriented methodologies, with the proposal of the C.O.R. (Conceptualize, Operate, Refine). It clarifies that the DT and LT can be used together, explaining what their equivalent characteristics within their domains. It is emphasized that the joint approach of these philosophies together can accelerate and enhance the process of improvement and innovation. Key-words: Lean Thinking; Design Thinking; Grounded Theory.pt_BR
dc.format.extent118 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPlanejamento estrategicopt_BR
dc.subjectGestão da informaçãopt_BR
dc.subjectEmpresas novaspt_BR
dc.subjectEmpresas - Globalizaçãopt_BR
dc.titleRelacionamento dos conceitos de lean thinking e design thinking : um estudo teóricopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples