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dc.contributor.advisorHax Junior, Breno, 1966-pt_BR
dc.contributor.authorMorokawa, Rosi Lenypt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.date.accessioned2018-12-10T19:11:05Z
dc.date.available2018-12-10T19:11:05Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55166
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Breno Hax Juniorpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : 08/03/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O tema desta dissertação é o problema da definição de arte. O que conduz esta pesquisa é saber se a questão "O que é arte?" pode ser respondida com uma definição estética de arte. Para tal, a definição de arte de Monroe Beardsley é a definição centralmente analisada. Uma definição estética é aquela que inclui uma condição estética entre as condições que algo deve satisfazer para ser arte. Ao contrário de definições até então propostas, que abandonam o estético como condição para se definir arte, Beardsley propõe que uma obra de arte é algo feito com a intenção de ser capaz de satisfazer um interesse estético. O primeiro objetivo desta dissertação é defender que a definição estética de arte de Beardsley não precisa negar os ready-mades de Duchamp ou obras de conceituais como casos de arte, e que, além disso, pode incluir uma boa parte deles. Muitas objeções às definições estéticas centram-se no argumento de que elas excluem estes casos de arte e que eles seriam, portanto, contraexemplos às definições estéticas. No entanto, pretende-se mostrar que a definição estética de arte de Beardsley pode responder a estas objeções. O segundo objetivo desta dissertação é defender que a definição estética de Beardsley é razoavelmente defensável porque consegue dar uma resposta para a questão "O que é a arte?" que não se restringe à arte produzida no século XX. Palavras-chaves: Estética, teoria da arte, definição de artept_BR
dc.description.abstractAbstract: The subject of this work is the problem of the definition of art. This research aims to assess whether the question "What is art?" can be answered with an aesthetic definition of art. In order to achieve such purpose, Monroe Beardsley's definition of art will be centrally analyzed. An aesthetic definition is one that includes an aesthetic condition among the conditions that must be satisfied for something to be defined as art. Contrary to previously proposed definitions, which dismiss the aesthetic as a condition for defining art, Beardsley proposes that a work of art is something done with the intention of being able to satisfy an aesthetic interest. The first goal of this work is to argue that Beardsley's aesthetic definition of art need not deny Duchamp's ready-mades or conceptual works as art cases, and that, moreover, it may include many of them. Many objections to aesthetic definitions are centered on the argument that they exclude these cases of art and that they would therefore be counterexamples to aesthetic definitions. However, this work intends to show that Beardsley's aesthetic definition of art may respond to these objections. The second goal of this work is to argue that the aesthetic definition is reasonably defensible because it can provide an answer to the question "What is art?" which is not restricted to the art produced in the twentieth century. Keywords: Aesthetics, art theory, definition of artpt_BR
dc.format.extent89 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectArte - Teoria e filosofia - Sec. XXpt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectBeardsley, Monroe C.pt_BR
dc.subjectArte - Estéticapt_BR
dc.titleDefinição estética de arte : experiência estética e definição de arte em Monroe Beardsleypt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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