Avaliação por competências mediada por rubrica de disciplinas ofertadas a distância
Resumo
Resumo : A Educação a Distância proporciona o desenvolvimento de competências próprias em virtude de suas características divergentes do ensino presencial. Este estudo de natureza qualitativa e quantitativa, exploratório e aplicado objetiva avaliar por meio de rubrica as competências desenvolvidas nas disciplinas totalmente a distância do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Utiliza procedimentos bibliográficos e documentais para fundamentar a construção de duas rubricas: uma voltada para a aprendizagem e outra para a disciplina, aplicadas em duas disciplinas totalmente a distância: Informação e Sociedade e Gestão de Tecnologia da Informação. Analisa os resultados por meio de estatísticas descritivas considerando-se média, mediana, mínimo, máximo e moda; teste não paramétrico H de Kruskal-Wallis; teste de correlação de Pearson e regressão múltipla. A partir dos resultados apresenta o perfil do Gestor da Informação e constata que a disciplina Informação e Sociedade adere a 69,23% dos critérios do EAD enquanto a disciplina Gestão de Tecnologia da Informação adere a 61,53% dessa modalidade. Apresenta as competências desenvolvidas em cada disciplina e aquelas que necessitam melhorias. Identifica as competências da disciplina que possuem maior relação com a aprendizagem e o quanto essas são capazes de explicá-la.
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- Gestão da Informação [558]