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dc.contributor.advisorCervi, Emerson Urizzipt_BR
dc.contributor.authorNichols, Bruno Washingtonpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-05-08T18:08:10Z
dc.date.available2018-05-08T18:08:10Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/54896
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Emerson Urizzi Cervipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 09/03/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação analisa a reflexividade no debate online mencionando os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) na eleição presidencial de 2014 nas fanpages dos jornais Folha de S. Paulo (FSP), O Globo (OG) e Estado de São Paulo (ESP). O foco dessa pesquisa está direcionado aos comentários radicalizados, ou seja, aqueles em que foram encontrados elementos negativos em relação a outros comentadores e/ou publicações. A metodologia empregada é a Análise de Conteúdo de 79.671 comentários, em período que compreendeu toda a campanha eleitoral, entre 01/07/2014 a 28/10/2014. A pergunta de pesquisa que norteia esse estudo é: como foi a distribuição dos comentários radicalizados nas fanpages dos três maiores jornais do Brasil em relação a esses presidenciáveis na eleição de 2014? Compreendendo o debate online como uma das formas de participação política, as hipóteses levantadas são: i) os comentários radicalizados foram majoritariamente direcionados à Dilma Rousseff; ii) houve um crescimento proporcional dessa categoria reflexiva no segundo turno em relação ao primeiro, bem como a radicalização aumentou proporcionalmente durante as semanas de campanha. De forma geral, a análise dos dados permite a conclusão de que a radicalização proporcional, em semanas, decresce ao longo do tempo em todas as fanpages. Em outro sentido, O Globo é o único jornal no qual a radicalização não decai ao longo dos turnos de campanha. Por fim, Dilma Rousseff foi a candidata mais citada nos comentários radicalizados.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The thesis analyses the reflexivity in online debate regarding the candidates of the Presidential Election of 2014, Aécio Neves (PSDB) and Dilma Rousseff (PT), on fanpages of the following newspapers: Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de São Paulo. The focus of the research is on the radicalised bias of the comments, in other words, those comments containing negative features related to other commentators or posts. The method chosen to carry out the research is the Content Analysis of 79.671 comments during the whole electoral campaign, between 07/01/2014 and 10/28/2014. In this regard, the research question is: how the radicalised comments regarding those running for President in 2014 were distributed on the fanpages of Brazil’s three biggest newspapers? Considering the online debate as one kind of political participation, the raised hypotheses are: i) the radicalised comments were mostly directed to Dilma Rousseff; ii) there was a proportional growth of the reflexive category in the second round in relation to the first and the radicalisation grew proportionally across the campaign weeks. In general, the data analysis allows us to conclude that the proportional radicalization decreases over the weeks in all the fanpages. In another sense, O Globo is the only newspaper that the radicalization did not decline in the course of the campaign. Finally, Dilma Rousseff was the most mentioned candidate in radicalized comments.pt_BR
dc.format.extent135 p. : il., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectParticipação politica - Brasilpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectMídias sociais - Comportamentopt_BR
dc.subjectPolítica na internet - Analise do discursopt_BR
dc.subjectEleições presidenciais - Brasil - 2014pt_BR
dc.titleA participação radicalizada relacionada a Aécio Neves e Dilma Rousseff nas fanpages de quality papers brasileiros em 2014pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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