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dc.contributor.advisorGraziola Junior, Paulo Gasparpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Adriana Rangel dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Bacharelado em Informática e cidadaniapt_BR
dc.date.accessioned2018-02-08T18:58:19Z
dc.date.available2018-02-08T18:58:19Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/53383
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Graduação em Informática e Cidadaniapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractOs cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Federal do Paraná Setor Litoral foram criados para contribuir com o crescimento social e econômico regional, trazendo um projeto de expansão institucional de caráter inovador, sustentado por fundamentos emancipatórios de desenvolvimento da aprendizagem, com um currículo diferenciado, formado por três grandes eixos: Fundamentos Teóricos Práticos (FTPs); Interações Culturais e Humanísticas (ICHs) e os Projetos de Aprendizagem (PAs). Os PAs serviram como recorte nessa pesquisa, pois são obrigatórios para todos os cursos do Setor Litoral, fazendo parte do seu Projeto Politico Pedagógico (PPP). Entretanto, é clara a dificuldade que uma grande parcela dos estudantes tem para desenvolver seu projeto. Assim, este trabalho tem como objetivo geral, analisar e propor sugestões em relação ao módulo Projeto de Aprendizagem (PA) no Portal Zelda (portal esse que começou a ser estruturado em meados de 2012 através de um levantamento de requisitos pela equipe de TI, com objetivo de atender FTPs, ICHs e PAs). E como objetivos específicos: contextualizar o local da pesquisa e realizar um levantamento de como funciona o Portal Zelda com a equipe de desenvolvimento; pesquisar na literatura sobre educação à distância e ambientes virtuais de aprendizagem, buscando possibilidades de ferramentas para o ambiente; realizar um diagnóstico do Portal Zelda, além de analisar e propor sugestões. Como metodologia foi realizada uma abordagem exploratória qualitativa através de questionários on-line, onde busquei descobrir as dúvidas e as necessidades dos docentes e discentes quanto ao ambiente Zelda. Como principais resultados, é notada a necessidade de recursos específicos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para apoiar os PAs, para que todos os estudantes e professores possam desenvolver seus projetos, catalogar, interagir com a comunidade acadêmica, desenvolvendo assim um trabalho em equipe e visível a todos. Pretende-se ainda, como trabalhos futuros, apresentar este projeto de pesquisa para a equipe de TI como ferramenta de apoio para o desenvolvimento e implementação dessas funcionalidadespt_BR
dc.format.extent72 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectInformática e cidadania - Litoral do Paranápt_BR
dc.subjectMonografias - Informática e cidadaniapt_BR
dc.titleAnálise e proposta de sugestões em relação ao módulo projeto de aprendizagem (PA) no Portal Zeldapt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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