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dc.contributor.authorNegri, Beatriz Küllerpt_BR
dc.contributor.otherPontes, Letíciapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2019-01-24T12:00:02Z
dc.date.available2019-01-24T12:00:02Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51643
dc.descriptionOrientadora : Profª Dra. Letícia Pontespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio, Núcleo de Educação a Distância.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A vacina foi criada por Edward Jenner em 1796 e, desde então, a importância da imunização vem sendo discutida. No Brasil, o ano de 1904 foi marcado pela Revolta da Vacina, onde o médico sanitarista Oswaldo Cruz lutava pela vacinação geral da população contra varíola, doença que só foi erradicada no ano de 1971. Em 1973 foi criado o Plano Nacional de Imunização, com o objetivo de erradicar doenças infectocontagiosas e imunopreviníveis. Os benefícios da imunização, no século XXI, são inegáveis, além da erradicação de várias doenças como a poliomielite e varíola e, a prevenção de outras doenças como tétano e febre amarela, por exemplo. A vacinação esta disponível no Brasil gratuitamente nas unidades de saúde básica, porém por falta de conhecimento ou esquecimento, as famílias acabam deixando de levar as crianças para receber as vacinas, sem considerar que a falta de vacinação pode causar prejuízos à saúde das crianças que estão expostas, tanto em casa quanto na escola a varias doenças contagiosas, partindo dessa justificativa esse trabalho aplicado na turma de 5ª Série dos anos iniciais da Instituição Casa do Menor Irmãos Cavanis, teve como objetivo geral conduzir crianças e pais a compreender a importância da imunização para a prevenção da saúde, para tal utilizamos o método de desenvolvido por Thiollent (2002) citado por Vieira (2012, p. 45), a pesquisa-ação, afim de compreende e experimentar os problemas do objeto de estudo, onde a vivencia dos problemas do objeto de estudo pode ajudar o pesquisador a entender como esses atores-objetos encontram soluções para seus problemas. Os resultados obtidos diante do Projeto de Intervenção nos mostram que os alunos interagiram muito bem com a proposta do projeto de intervenção e que os pais se responsabilizaram em manter a caderneta de vacinação em dia dos filhos.pt_BR
dc.format.extent46 f. : il.color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectImunizaçãopt_BR
dc.subjectPrevenção de doençaspt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.titleImunização : um passo importante para a prevenção de doenças na infânciapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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