Mostrar registro simples

dc.contributor.authorByhain, Nelipt_BR
dc.contributor.otherBoller, Shirley, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2020-02-17T14:25:19Z
dc.date.available2020-02-17T14:25:19Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51294
dc.descriptionOrientadora: Profª. MSc. Shirley Bollerpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo é um Projeto de Intervenção que teve como objetivo atenuar a Dificuldade de Aprendizagem apresentada pelas crianças que tinham algum tipo de distúrbio, síndrome ou déficit e que proporcionou trabalhar atividades diferenciadas, lúdicas, interativas, contextualizadas, utilizando recursos pedagógicos que despertaram nas crianças o interesse pela leitura, escrita e operações matemáticas. O Projeto de Intervenção foi desenvolvido na Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, na sala de Recursos Multifuncional I, e este envolveu 17 alunos do 3° ano de alfabetização. Para aplicação do Projeto estabeleceu-se 3 momentos: Momento 1- Foi realizada o observação sistemática, onde foram verificadas as dificuldades que os alunos tinham para realizar as atividades em sala de aula. Momento 2- A disponibilidade para o uso dos materiais interativos como jogos matemáticos, material dourado, alfabeto móvel, tecnologia assistiva, entre outros, os quais facilitou a assimilação dos conteúdos e aprendizagem das crianças. Momento 3- A análise e apresentação dos resultados que foi feita através de avaliações pelo professor regente e pela supervisora de ensino da Secretaria Municipal de Educação. Esses resultados constam na ficha individual de cada aluno e o índice de aprovação para a série seguinte foi apresentado em gráficos. A realização desse trabalho foi muito importante para as crianças, pois cada etapa aplicada observou-se o desempenho de cada uma em relação a aprendizagem. Demonstrou que os problemas de saúde apresentado pelas crianças não era motivo para que não aprendessem. Cada aluno superou sua Dificuldade de Aprendizagem com empenho e dedicação, sendo o professor uma peça fundamental nesse processo, pois aplicou os recursos pedagógicos necessários para que a aprendizagem fosse bem sucedida.pt_BR
dc.format.extent19 p. : il. , color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleDificuldade de aprendizagem : um projeto de intervençãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples