• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Saúde para professores da educação fundamental e média
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Saúde para professores da educação fundamental e média
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Hábitos alimentares saudáveis : um projeto de intervenção

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - MARLI DIAS TONSE.pdf (610.0Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Tonse, Marli Dias
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este projeto de intervenção teve como objetivo proporcionar mudanças dos hábitos alimentares em alunos do 5º ano da Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo de forma atraente, lúdica e educativa. A intervenção foi realizada no segundo semestre de 2015 e contou com 30 participantes de ambos sexos. As atividades propostas foram realizadas em cinco etapas: 1ª etapa: Você sabe o que você come, e por quê? Num primeiro momento foi distribuído uma planilha (em anexo) para cada um e pedido que, durante cinco dias, anotassem nela quantas refeições fazem, a que horas e que tipo de alimentos mais consomem. Depois dela preenchida, já em sala de aula, foi socializado esses registros, perguntando aos alunos sobre a rotina alimentar deles identificando e conhecendo melhor o que comemos todos os dias, elaborando o cardápio da alimentação de cada um, colocando em discussão a fim de familiarizar com os alimentos importantes para nossa saúde, conhecendo os alimentos saudáveis. 2ª etapa: Conhecendo os alimentos saudáveis, com o objetivo de discutir a importância dos alimentos saudáveis, os participantes assistiram a um vídeo intitulado "Alimentação Saudável" de aproximadamente 50 minutos. O vídeo foi disponibilizado no youtube por KIROIVA (2012) e retratou os cuidados com a alimentação abordando o que engorda e o que emagrece? O que faz mal a saúde e o que faz bem. 3ª etapa: É importante conhecermos o alimento que estamos ingerindo? Lendo rótulos. Com objetivo de Identificar informações contidas nos rótulos de produtos industrializados, foi proposto aos alunos que no recreio deste dia eles recolhessem todas as embalagens dos alimentos consumidos pelos colegas no período em que estudam. 4ª etapa - Que prioridades devem ter o consumo de cada alimento em nossa alimentação? Para melhor entender essa pergunta e atingir o objetivo de entender o que é uma Pirâmide alimentar os alunos assistiram ao vídeo com o título de "Pirâmide alimentarBiologia, com duração de 6 minutos que foi disponibilizado no Youtube por MORAES (2012). Discutimos a importância de uma alimentação variada, composta por alimentos de diferentes origens que forneçam os nutrientes necessários para a manutenção da saúde. Depois destas informações serem explicadas, construímos uma pirâmide alimentar, através de massinhas de modelar, em seguida eles apresentaram para os colegas de outras turmas. 5ª etapa: Vamos conhecer o cardápio da escola e como são feitas as suas receitas. Será que são saudáveis? Os alunos entrevistaram as cozinheiras da escola, para descobrir qual o cardápio preferido pelos alunos. Propomos também que pesquisassem em casa receitas saudáveis e trouxessem para compartilhar com os colegas. Os resultados demonstraram que os alunos se tornaram mais conscientes do que ingerir. Como conclusão, espera-se que os alunos assimilem os conteúdos propostos e que traduza em mudanças de atitudes.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51274
    Collections
    • Saúde para professores da educação fundamental e média [319]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV