dc.contributor.author | Santos, Elizandra Daneize dos | pt_BR |
dc.contributor.other | Boller, Shirley, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-17T12:47:07Z | |
dc.date.available | 2020-02-17T12:47:07Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50742 | |
dc.description | Orientadora: Profª MSc. Shirley Boller | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este estudo é decorrente de um Projeto de Intervenção, que teve como objetivo apresentar aos alunos da Formação Docente o trabalho pedagógico hospitalar como uma modalidade de ensino, que busca legalmente proporcionar à criança e ao adolescente hospitalizado a continuidade de seus estudos, mesmo estando impossibilitado de frequentar a escola, visando sua reintegração ao ambiente escolar e à sociedade, dando, dessa forma, continuidade ao aprendizado e à aquisição de conhecimentos. A intervenção foi realizada no segundo semestre do ano letivo de 2015, com 30 alunos de 3º e 4º anos da Formação Docente, que em diversos momentos através de debates e exposição do tema, puderam entender como se dão os fatores positivos que o trabalho pedagógico do profissional de educação traz para a vida escolar da criança e adolescentes enfermos e a sua contribuição para evitar uma defasagem na escolarização dos mesmos. Dessa forma, foi apresentado à esses alunos como se dá o trabalho pedagógico com alunos enfermos, e de que forma, enquanto educadores, podemos auxiliar o rendimento escolar e estimular a aprendizagem e aquisição de conhecimentos do aluno enfermo. A intervenção junto à esses alunos propiciou a assimilação do tema proposto pelo projeto, sensibilizando-os para essa nova área de atuação dos profissionais da educação. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. : il., color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Humanização na saúde | pt_BR |
dc.title | O atendimento pedagógico hospitalar a alunos enfermos : um projeto de intervenção | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |