Relação da infraestrutura rodoviária com o emprego nos municípios paranaenses
Abstract
Resumo: Esta tese tem por objetivo apresentar evidencias da relação entre infraestrutura rodoviária e emprego. Para diversas correntes teóricas, a acumulação de infraestrutura assume diferentes papeis que, em resumo, podem impactar no aumento da produtividade das industrias, no bem-estar dos indivíduos ou como um fator que induz a aglomeração das atividades econômicas. Os dados a nível municipal utilizados neste estudo, restritos ao Estado do Paraná, advém dos censos demográficos. A escolha desse estado como base de dados justifica-se pela formação econômica intrinsicamente relacionada as construções rodoviários. Para atingir o objeto, esta tese se valeu de dois exercícios empíricos para mensurar o efeito das rodovias sobre o emprego. No primeiro exercício empírico, entre 1970 a 2010, foi utilizado como referencial teórico o Modelo de Duranton e Turner (2012), que por meio de um modelo de equações simultâneas pressupõe uma relação entre a oferta inicial de rodovias e um efeito de longo prazo no emprego. A extensão da malha rodoviária foi calculada por meio de técnicas de georreferenciamento, permitindo conhecer o total de quilômetros por município. Para contornar o problema de simultaneidade entre as variáveis foram construídas duas Variáveis Instrumentais (VI) que determinam a origem do estoque inicial de rodovias, sendo uma o mapa de estradas e caminhos de 1901, e outra os caminhos utilizados pelo troteiríssimo no século XIX - Corredor Real do Viamao. As estimações obtidas por meio de Limited Information Maximum Likelihood (LIML), indicam que uma variação de 10% no estoque inicial de rodovias implica um aumento de 8% do emprego ao longo de 40 anos, o que indica um alto grau de importância do sistema rodoviário para a economia local no longo prazo. No segundo exercício empírico, entre 1991 a 2010, foi mensurado se as concessões rodoviárias, realizadas no Estado do Paraná em 1998, e que interligam os principais centros urbanos, impactaram no nível do emprego. A metodologia utilizada foi um modelo de regressão em painel, com o uso do estimador Diferença-em-Diferença. Os resultados indicam que os municípios por onde ocorreram as concessões obtiveram um acréscimo de ate 16% na população ocupada. Com distancias acima de 10 quilômetros da rodovia o efeito das concessões não apresentou significância. Palavras-chave: Emprego; Rodovias; Variáveis Instrumentais; Paraná; Concessões Abstract: This thesis aims at presenting evidence on the relationship between road infrastructure and employment. For several schools of thought, the accumulation of infrastructure assumes different roles that, in summary, may have an impact on the increase of productivity in manufacturing, on the well-being of individuals or as a factor which induces the clustering of economic activity. The municipalitylevel data used in this study, restricted to the state of Parana, are derived from demographic censuses. The choice of this state based on the data is justified by the economic formation intrinsically related to road construction. To fulfill its aim, this thesis has made use of two empirical exercises to measure the effect of roads on employment. In the first empirical exercise, between 1970 and 2010, the theoretical framework in the Duranton and Turner Model (2012) has been used, which by means of a simultaneous-equation model assumes a relationship between the initial supply of roads and a long-run effect on employment. The extension of the road grid was calculated by means of georeferencing techniques, which allowed knowledge of the total extension for each municipality. To avoid the problem of simultaneity between variables two Instrumental Variables (IV) were constructed which determine the origin of the initial stock of roads, namely the map of roads and paths from 1901, and the paths used by tropeirismo in the 19th century - the Royal Viamao Corridor. The estimates obtained by Limited Information Maximum Likelihood (LIML) suggest that an increase in the initial stock of roads leads to an 8-percent increase in employment over 40 years, which indicate a high degree of importance of road systems to local economies in the long run. In the second empirical exercise, between 1991 and 2010, the impact of road concessions, performed in the state of Parana in 1998, and which interconnect the main urban centers, on employment was assessed. The methodology employed was a panel regression model, with the use of the Difference-In-Difference estimator. The results suggest that municipalities in which the concessions took place obtained an increase of up to 16% in the employed population. When distances surpassed 10 kilometers of highways the effect of concessions was not significant. Key-words: Employment; Highways; Instrumental Variables, Parana, Concessions.
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- Teses [79]