A autoaprendizagem do break dance
Resumo
Esta monografia teve como objetivo compreender e praticar os processos de aprendizado do break dance, partindo do conhecimento teórico e prático sobre os conceitos básicos do movimento. O estudo baseou-se nos referenciais teóricos de Rudolf Von Laban, relacionando-os com a dança break. Esta pesquisa foi realizada em duas fases, a primeira na obtenção do conhecimento corporal em relação ao movimento e a improvisação em dança, e a segunda na aplicação desse conhecimento na forma prática, no break dance. Aborda também o campo da Improvisação como experimentação para a construção das sequências de dança durante o aprendizado, bem como conceitos de Laban em relação aos fatores: espaço, tempo, peso e fluxo, criando um diálogo com o Estudo do Esforço. Situa o break dance historicamente no Brasil e por fim, o aprendizado prático da dança por meio de um relato completo de todo o processo. O aprendizado foi documentado de duas formas: uma escrita e outra em um vídeo para registro das imagens do processo. O aprendizado do break foi realizado a partir de tutoriais, vídeos e materiais encontrados na internet e em livros
Collections
- Artes (Litoral) [134]