Ressignificar a ação educativa – a compreensão e a reorganização do trabalho pelos profissionais do CMEI
Resumo
Resumo: O tema se inscreve dentro do projeto de pesquisa "Ressignificar a ação educativa – a compreensão e a reorganização do trabalho pelos profissionais do CMEI". O objetivo deste estudo é perceber de que forma os educadores e professores de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da rede municipal de ensino de Curitiba estão organizando as atividades simultâneas propostas pelo Departamento de Educação Infantil e identificar o que compreendem por ação educativa direta e ação educativa indireta. Dessa forma, nesta pesquisa é descrito um breve histórico da proposta de ressignificação da ação educativa da rede municipal e, na sequência, são abordadas as interações adulto/criança no CMEI e a importância da interação para a ressignificação dessas ações educativas desenvolvidas na rotina da unidade. Tendo como base a discussão sobre a relevância das interações entre adultos e crianças na educação infantil, é abordado o seu destaque no planejamento das práticas educativas e da organização da rotina nos CMEIs. A partir do embasamento nos estudos de Guimarães (2008), Oliveira (2010), Falk (2004) e Luz (2010), observam-se as interações entre adultos e crianças nos espaços coletivos, o conceito de cuidado ético e de responsividade, percebendo-se de que forma as relações que acontecem nesses espaços são influenciadas pelas ações dos adultos. Para refletir sobre como as práticas educativas podem promover ações de interação e contribuir para que a criança seja protagonista da sua aprendizagem são debatidos os estudos sobre rotina de Barbosa (2006). Na abordagem metodológica foram utilizadas como instrumentos de coleta de dados entrevistas com professores e educadores (sete profissionais) de duas turmas (Berçário II e Maternal III), além de observações e filmagens das atividades nas duas turmas. Nessas entrevistas e observações das práticas educativas trabalhadas por aqueles profissionais foram analisadas as interações entre adultos e crianças bem como a compreensão que eles têm do que é uma ação educativa direta e uma ação educativa indireta. Analisase também como organizam as ações simultâneas nas quais as turmas são divididas em grupos.