dc.contributor.author | Possebon, Ieda | pt_BR |
dc.contributor.other | Ferla, Josiane | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-26T13:54:36Z | |
dc.date.available | 2019-02-26T13:54:36Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/49766 | |
dc.description | Orientadora : Profª Msc Josiane Ferla. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para professores do Ensino Fundamental e Médio da Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distancia. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Trata se de um estudo voltado para a temática da convulsão, entendida aqui como máxima atividade encefálica, caracterizando um sinal de distúrbio. Para ser realizado esse estudo traçou como objetivo o de identificar a prevalência de crises convulsivas em uma Escola de Educação Básica da Modalidade de Educação Especial do Sudoeste do Paraná, a fim de proporcionar o estabelecimento de medidas paliativas á população que apresenta tais crises, assim dando lhes uma melhor qualidade de vida dentro do ambiente escolar. A
importância da presente pesquisa esteve em prestar esclarecimento a respeito das crises convulsivas, bem como as medidas a serem tomadas diante de um quadro de crise. Isso porque o local aonde o estudo foi realizado, trata se de um ambiente escolar na Modalidade
de Educação Especial, também constitui um local de rotatividade de professores, o que acaba por dificultar o atendimento individualizado ao aluno, especialmente pela falta de capacitação relacionada a área de saúde. Foi levantado o número de alunos convulsivantes,
procurou se desenvolver medidas paliativas, para facilitar o trabalho e os cuidados do profissional que esteja atuando com o aluno, também visando proporcionar melhor qualidade de vida no ambiente escolar. Como resultado pode se observar os profissionais da escola atendendo seus alunos com mais tranquilidade e segurança, tomando as iniciativas, seguindo as instruções passadas, assim como buscando ainda mais informações, tomando ciência da importância do atendimento correto nesse momento. | pt_BR |
dc.format.extent | 37 f. : il. color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Epilepsia nas crianças | pt_BR |
dc.subject | Epilepsia - prevenção & controle | pt_BR |
dc.title | Convulsões como lidar com a situação dentro do ambiente escolar? | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |