• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016009P0 Programa de Pós-Graduação em História
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016009P0 Programa de Pós-Graduação em História
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O viajante não está só : a cultura científica em memórias sobre o Brasil e as ligações entre os naturalistas luso-brasileiros do século XVIII e os viajantes cientistas do século XIX

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - DANIELA CASONI MOSCATO.pdf (2.343Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Moscato, Daniela Casoni
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo:Esta tese analisa possíveis ligações entre dois grupos de viajantes naturalistas que estiveram no Brasil nos séculos XVIII e XIX. Escolheu-se para tal objetivo, buscar e investigar, na literatura de viagem oitocentista, impressões e fragmentos de leituras sobre as obras de lusobrasileiros setecentistas. A hipótese é a de que determinadas investigações dos luso-brasileiros foram apropriadas e ressignificadas para a composição de famosos relatos de viagem do século XIX, feitos em sua maioria por naturalistas franceses e alemães. Além disso, identificaram-se outros contatos entre esses grupos. Eles se deram pela participação em uma rede de sociabilidade científica que permitiu o acesso dos autores do século XIX às memórias científicas dos luso-brasileiros e, em determinados momentos, o contato direto com esses sujeitos. Para investigar essa "República das Ciências", escolheram-se aspectos próprios da história da leitura, como a circulação e apropriação dos escritos e a formação de uma comunidade de leitores que elegeu autores, construiu práticas do ler e significados singulares. Esses aspectos são abordados através das três etapas das expedições científicas: o preparo, a viagem e a escrita. Na primeira etapa, esclareceu-se o aprendizado e organização das expedições ocorridos em instituições - academias, universidades, gabinetes e jardins. Nesses lugares, além da educação formal de história natural, os sujeitos contactaram seus pares e se iniciaram na sociabilidade científica. Na segunda etapa, compreendeu-se como era a viagem filosófica ou científica nos trópicos brasileiros. Nesse momento, praticava-se o que se havia aprendido nos livros e nas aulas, além de reconhecer e conhecer outros naturalistas, seja através da leitura ou mesmo de encontros em suas residências brasileiras. Por fim, a escrita. O tempo da retomada de anotações e da leitura de muitos outros relatos de viagem. Nessa etapa, se imprimiu no papel as impressões particulares do trânsito, os significados obtidos pelas leituras de outros textos e a representação de encontros com outros sujeitos viajantes materializados no próprio relato. Palavras-chave Leitura; ciência moderna; viagem; sociabilidade; literatura.
     
    Abstract: This thesis analyzes possible connections between two groups of naturalist travelers who had been in Brazil in the 18th and 19th Centuries. In order to do so, the travel literature of the 19th Century was sought and investigated for the fragments of readings of the 18th century travelers, particularly those Portuguese subjects of Brazilian origin. The working hypothesis was that some of the research done by the Portuguese-Brazilian naturalists was appropriated and re-signified for the composition of well known voyage narratives of the 19th Century, written by naturalists of other European origin (mostly French and German). Also, other forms of contact have been identified, through the participation of scientific sociability networks, which allowed the access of the 19th Century writers to the 18th Century scientific reports and travel accounts, or even the direct contact at specific moments. In order to investigate this "Republic of Sciences", aspects related to the history of reading were chosen, such as circulation and appropriation of writings and the idea of a community of readers which selected authors, build reading practices and singular meanings for them. Such aspects are approached through the three stages of scientific expeditions: the preparation, the voyage and the writing. On the first stage, the focus was on the apprenticeship and the organization of expeditions in such places as Academies, Universities, Botanical Gardens. In these places, besides the forma education on natural history, the subjects contacted their peers and were initiated in scientific sociability. The second stage encompasses the philosophical or scientific voyage in the Brazilian tropics. This was the time to put into use the knowledge amassed in classes and from books, and to recognize, and eventually meet, other naturalists, either through reading or personal meetings in their Brazilian homes. Last, but not least, the writing. The time for reviewing field notes, and reading other voyage narratives. In this stage, the private impressions en route were made into printing, materializing the meanings gained from reading other texts, meeting other travelers and the experience of the voyage itself. Key words Reading; modern science; voyage; sociability; literature.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/49454
    Collections
    • Teses [163]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV