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dc.contributor.advisorBufrem, Leilah Santiago, 1942-pt_BR
dc.contributor.otherBreda, Sonia Mariapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorSilva, Rosa Gilvanda Figueiredo dapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-16T19:47:17Z
dc.date.available2024-02-16T19:47:17Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/48758
dc.descriptionOrientador : Leilah Santiago Bufrempt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Sônia Maria Bredapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Realiza estudo sobre a produção de manuais didáticos no Brasil, organizando um instrumento para melhor compreender e difundir a produção sobre a área educacional. Analisa a produção editorial brasileira de livros e/ou manuais didáticos destinados à formação de professores e editados em língua portuguesa, entre 1970 e 2000, sob os aspectos temáticos e editoriais, com o objetivo de oferecer subsídios à compreensão e difusão do tema a alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores da área de educação e demais áreas do conhecimento. A construção de uma fonte bibliográfica, destacando aspectos básicos e definições para o conhecimento e a aplicação desse tipo de material editorial, fundamenta-se no pressuposto de que a área da Ciência da Informação, pelo seu potencial de contribuição à organização do conhecimento, pode contribuir com campos do saber específicos, favorecendo o crescimento da construção científica. Parte do princípio de que a geração e difusão de fontes de informação para agregar e disseminar o conhecimento na área da educação é elemento chave para a construção de uma sociedade. A pesquisa contribui para o Projeto MANES (projeto internacional e interdisciplinar) firmado entre a – Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), Madri – Espanha e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). As informações foram analisadas a partir da construção de um guia bibliográfico englobando os principais dados que identificam as obras como título, biblioteca depositária, ano de publicação, assunto e resumos indicativos. Para sua estruturação utilizou-se o gerenciador de base de dados, ProCite versão 5. O processo utilizado para a pesquisa compreendeu as etapas de planejamento, identificação das instituições, coleta de dados, inclusão dos dados na base, análise dos resultados, estruturação do guia e levantamento da literatura pertinente que se deu durante toda a pesquisa. O estudo e o desenvolvimento desta fonte de informação não têm a pretensão de serem exaustivos, mas espera-se, com a realização de trabalhos futuros permitir a divulgação e o conhecimento de outras fontes e tendências, além daquelas aqui evidenciadas.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEditoração - Brasilpt_BR
dc.titleGuia da produção editorial brasileira de livros e/ou manuais didáticos destinados a formação de professores editados entre 1970 e 2000 : organização e análise de conteúdopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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