Produçao e consumo de conteúdo em revistas científicas : um estudo sobre a motivaçao de autores e leitores
Resumo
Resumo: O estudo teve como objetivo investigar, sob o ponto de vista de um conjunto de docentes pesquisadores da UFPR, as motivações e dificuldades que interferem na produção e consumo de artigos científicos. Constituiu-se em estudo descritivo, exploratório, bibliográfico e de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Com o embasamento teórico explorou-se, sobretudo, aspectos relativos à comunicação científica, às revistas científicas e às motivações que, potencialmente, justificam a autoria e a leitura de artigos. Na pesquisa de campo, foi adotado instrumento de coleta de dados distribuídos entre 10 setores/departamentos da UFPR, obtendo-se a opinião de 48 docentes. Os principais resultados revelam que a disseminação do conhecimento representa o fator que mais motiva a autoria dos docentes e, por outro lado, a falta de tempo para escrever configura a maior dificuldade. O principal motivo apontado para o consumo de revistas científicas, por sua vez, é a necessidade de permanente atualização na área, tendo como contrapartida a dificuldade para obtenção dos títulos de revistas mais importantes.
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- Gestão da Informação [564]