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dc.contributor.advisorBufrem, Leilah Santiago, 1942-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorSilva, Maíra Cristina Correia dapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-23T16:52:42Z
dc.date.available2024-02-23T16:52:42Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/48328
dc.descriptionOrientador: Leilah Santiago Bufrempt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Gestao da Informaçaopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Analisa o tema exclusão e inclusão digital, iniciando com um levantamento da literatura para identificar seus aspectos e critérios e, num segundo momento, estabelecer um comparativo com opiniões de docentes de treze departamentos da Universidade Federal do Paraná. Objetiva identificar critérios para a análise das características que separam um excluído de um incluído digital, reconhecendo, entretanto, que são aspectos indissociáveis. Selecionaram-se os departamentos de Administração, Antropologia, Ciências Sociais, Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Direito Público, Economia, Filosofia, Gestão da Informação, Informática, Planejamento e Administração Escolar, Psicologia, Teoria e Fundamentos da Educação e Teoria e Prática de Ensino. A escolha fundamentou-se a partir da literatura sobre o tema, verificando-se assim a predominância de aspectos relativos a essas áreas do conhecimento. O instrumento para a coleta é um questionário dividido em duas partes, sendo a primeira referente aos dados pessoais dos docentes e contendo três questões fechadas e a segunda organizada em seis questões, sendo cinco fechadas, mas com possibilidade do respondente discorrer sobre o assunto, e uma aberta de forma a obter a opinião dos pesquisadores sobre os temas exclusão/inclusão digital. Os questionários foram enviados por e-mail a todos os docentes de cada departamento escolhido. Teoria e prática são discutidas destacando os aspectos culturais, sociais, educacionais, econômicos, políticos, psicológicos, tecnológicos e jurídicos referentes à exclusão digital. Define inclusão digital e apresenta os projetos "Sampa.org" e "CDI", como exemplos. Associa teoria e prática, buscando pontos comuns e a caracterização do tema. Estabelece-se uma análise crítica sobre o problema da exclusão digital e as distorções presentes nos projetos caracterizados como responsáveis pela inclusão digital de indivíduos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectExclusao digitalpt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.titleO binomio exclusao e inclusao digital : caracterizaçao, aspectos e critérios para sua definiçao a partir de treze áreas do conhecimentopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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