dc.contributor.advisor | Triska, Ricardo | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | pt_BR |
dc.creator | Pereira, Cristiane Machado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T16:54:14Z | |
dc.date.available | 2024-02-23T16:54:14Z | |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/48317 | |
dc.description | Orientador: Ricardo Triska | pt_BR |
dc.description | Monografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Gestao da Informaçao | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Apresenta um estudo comparativo das estruturas curriculares dos cursos de graduação em Ciência da Informação e Gestão da Informação no Brasil, identificando as diferenças e similaridades existentes entre eles. Classifica as disciplinas obrigatórias dos cursos, em áreas temáticas de acordo com os eixos temáticos utilizados pelo curso de Gestão da Informação da UFPR – Universidade Federal do Paraná, e pelos eixos temáticos recomendados para as escolas do Mercosul. Identifica e descreve as áreas temáticas e os períodos de maior concentração de disciplinas e carga horária entre os cursos, bem como a distribuição das disciplinas entre os períodos dos cursos de Ciência e Gestão da informação. O estudo aborda a evolução dos cursos de formação do profissional da informação no Brasil, como uma forma de contribuir para a compreensão, e servir como suporte para a análise dos procedimentos e resultados da presente pesquisa. As comparações realizadas neste estudo levam à observação de que, embora existam os eixos temáticos que norteiam as estruturas curriculares e se propague a harmonização dos conteúdos dos cursos, cada universidade, movendo-se a favor da corrente que pensa na empregabilidade, adota o currículo voltado para o mercado no qual está inserida. O estudo constata de forma inequívoca que não existe uma distinção clara entre os conteúdos dos cursos de formação dos profissionais da informação. Este estudo não analisa o mercado de trabalho e a atuação do profissional formado pelos cursos de Ciência e Gestão da Informação. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ciencia da informaçao - Currículos | pt_BR |
dc.subject | Universidades e faculdades - Currículos | pt_BR |
dc.subject | Curriculos - Planejamento | pt_BR |
dc.title | Ciencia da informaçao e gestao da informaçao : um estudo comparativo das estruturas curriculares | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |