Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTriska, Ricardopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorPereira, Cristiane Machadopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-23T16:54:14Z
dc.date.available2024-02-23T16:54:14Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/48317
dc.descriptionOrientador: Ricardo Triskapt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Gestao da Informaçaopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Apresenta um estudo comparativo das estruturas curriculares dos cursos de graduação em Ciência da Informação e Gestão da Informação no Brasil, identificando as diferenças e similaridades existentes entre eles. Classifica as disciplinas obrigatórias dos cursos, em áreas temáticas de acordo com os eixos temáticos utilizados pelo curso de Gestão da Informação da UFPR – Universidade Federal do Paraná, e pelos eixos temáticos recomendados para as escolas do Mercosul. Identifica e descreve as áreas temáticas e os períodos de maior concentração de disciplinas e carga horária entre os cursos, bem como a distribuição das disciplinas entre os períodos dos cursos de Ciência e Gestão da informação. O estudo aborda a evolução dos cursos de formação do profissional da informação no Brasil, como uma forma de contribuir para a compreensão, e servir como suporte para a análise dos procedimentos e resultados da presente pesquisa. As comparações realizadas neste estudo levam à observação de que, embora existam os eixos temáticos que norteiam as estruturas curriculares e se propague a harmonização dos conteúdos dos cursos, cada universidade, movendo-se a favor da corrente que pensa na empregabilidade, adota o currículo voltado para o mercado no qual está inserida. O estudo constata de forma inequívoca que não existe uma distinção clara entre os conteúdos dos cursos de formação dos profissionais da informação. Este estudo não analisa o mercado de trabalho e a atuação do profissional formado pelos cursos de Ciência e Gestão da Informação.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCiencia da informaçao - Currículospt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Currículospt_BR
dc.subjectCurriculos - Planejamentopt_BR
dc.titleCiencia da informaçao e gestao da informaçao : um estudo comparativo das estruturas curricularespt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples