Ciencia da informaçao e gestao da informaçao : um estudo comparativo das estruturas curriculares
Resumo
Resumo: Apresenta um estudo comparativo das estruturas curriculares dos cursos de graduação em Ciência da Informação e Gestão da Informação no Brasil, identificando as diferenças e similaridades existentes entre eles. Classifica as disciplinas obrigatórias dos cursos, em áreas temáticas de acordo com os eixos temáticos utilizados pelo curso de Gestão da Informação da UFPR – Universidade Federal do Paraná, e pelos eixos temáticos recomendados para as escolas do Mercosul. Identifica e descreve as áreas temáticas e os períodos de maior concentração de disciplinas e carga horária entre os cursos, bem como a distribuição das disciplinas entre os períodos dos cursos de Ciência e Gestão da informação. O estudo aborda a evolução dos cursos de formação do profissional da informação no Brasil, como uma forma de contribuir para a compreensão, e servir como suporte para a análise dos procedimentos e resultados da presente pesquisa. As comparações realizadas neste estudo levam à observação de que, embora existam os eixos temáticos que norteiam as estruturas curriculares e se propague a harmonização dos conteúdos dos cursos, cada universidade, movendo-se a favor da corrente que pensa na empregabilidade, adota o currículo voltado para o mercado no qual está inserida. O estudo constata de forma inequívoca que não existe uma distinção clara entre os conteúdos dos cursos de formação dos profissionais da informação. Este estudo não analisa o mercado de trabalho e a atuação do profissional formado pelos cursos de Ciência e Gestão da Informação.
Collections
- Gestão da Informação [582]