• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Ciencia da informaçao e gestao da informaçao : um estudo comparativo das estruturas curriculares

    Thumbnail
    View/Open
    CRISTIANE-MACHADO-PEREIRA.pdf (453.0Kb)
    Date
    2005
    Author
    Pereira, Cristiane Machado
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Ciencia da informaçao - Curriculos
    Universidades e faculdades - Curriculos
    Curriculos - Planejamento
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    TCC Graduação Digital
    Abstract
    Resumo: Apresenta um estudo comparativo das estruturas curriculares dos cursos de graduação em Ciência da Informação e Gestão da Informação no Brasil, identificando as diferenças e similaridades existentes entre eles. Classifica as disciplinas obrigatórias dos cursos, em áreas temáticas de acordo com os eixos temáticos utilizados pelo curso de Gestão da Informação da UFPR – Universidade Federal do Paraná, e pelos eixos temáticos recomendados para as escolas do Mercosul. Identifica e descreve as áreas temáticas e os períodos de maior concentração de disciplinas e carga horária entre os cursos, bem como a distribuição das disciplinas entre os períodos dos cursos de Ciência e Gestão da informação. O estudo aborda a evolução dos cursos de formação do profissional da informação no Brasil, como uma forma de contribuir para a compreensão, e servir como suporte para a análise dos procedimentos e resultados da presente pesquisa. As comparações realizadas neste estudo levam à observação de que, embora existam os eixos temáticos que norteiam as estruturas curriculares e se propague a harmonização dos conteúdos dos cursos, cada universidade, movendo-se a favor da corrente que pensa na empregabilidade, adota o currículo voltado para o mercado no qual está inserida. O estudo constata de forma inequívoca que não existe uma distinção clara entre os conteúdos dos cursos de formação dos profissionais da informação. Este estudo não analisa o mercado de trabalho e a atuação do profissional formado pelos cursos de Ciência e Gestão da Informação.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/48317
    Collections
    • Gestão da Informação [535]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV