dc.contributor.advisor | Silva, Helena de Fátima Nunes, 1956- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | pt_BR |
dc.creator | Barbosa, Barbara Nascimento | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T17:28:08Z | |
dc.date.available | 2024-02-23T17:28:08Z | |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/48314 | |
dc.description | Orientador: Helena Nunes Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Gestao da Informaçao | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Pesquisa descritiva sobre a gestão do conhecimento aplicada a projetos, visando a elaboração de uma proposta metodológica para gestão do conhecimento aplicada a projetos. Para sistematização da proposta, foi realizada uma pesquisa qualitativa, fundamentada em um estudo de caso na GO4! Consultoria de Negócios. Elabora um diagnóstico baseado nos processos de projetos dessa Instituição; descreve e analisa os processos do projeto de Conselho Administrativo/BVBA da organização; analisa os modos de conversão e criação do conhecimento com base nos conceitos de Nonaka e Takeuchi (1997) e identifica elementos e processos de gerenciamento de projetos difundidos pelo Project Management Institute – PMI. Verifica pelo diagnóstico a disposição da organização para criação de um ambiente de gestão do conhecimento, constatando uma concordância parcial dos colaboradores em relação ao favorecimento das práticas atuais da organização para criação desse ambiente; mapeia as competências técnicas/profissionais e pessoais/habilidades relacionadas ao processo do projeto analisado e identifica algumas demandas de informação e conhecimento. Pela análise dos modos de conversão e criação do conhecimento, verifica que o processo de criação, compartilhamento e reutilização de conhecimentos ocorre naturalmente ao longo da execução do projeto, porém, não de forma sistematizada, da qual seria possível extrair valor desses conhecimentos. A identificação dos elementos e processos de gerenciamento do de projetos contribui para determinação de conhecimentos de gestão a serem estimulados para melhor realização do trabalho desempenhado pelos colaboradores. Como produto desta pesquisa, apresenta-se a proposta metodológica para gestão do conhecimento aplicada a projetos, com o intuito de otimizar a criação e o compartilhamento de conhecimentos gerados por projetos, indicando os procedimentos para o diagnóstico da organização, para o planejamento e a criação do ambiente e para as ações de implementação. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Gestão do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Administração de projetos | pt_BR |
dc.title | A gestao do conhecimento aplicada a projetos : proposta metodologica | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |