dc.contributor.advisor | Freitas, Maria do Carmo Duarte, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.other | Mendes Junior, Ricardo, 1958- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | pt_BR |
dc.creator | Kuntz, Viviane Helena | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T18:10:54Z | |
dc.date.available | 2024-02-23T18:10:54Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/48276 | |
dc.description | Orientador: Maria do Carmo Duarte Freitas | pt_BR |
dc.description | Co-orientador: Ricardo Mendes Junior | pt_BR |
dc.description | Monografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Gestao da Informaçao | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A expansão da educação a distância possibilita fazer um curso em qualquer hora, qualquer lugar e no ritmo próprio do aluno. O Governo Federal estimula o uso deste modelo por conta da baixa oferta de vagas para o Ensino Superior encontrados nos índices nacionais de educação, em que se tem mais de cinco milhões de candidatos para um total de dois milhões e meio de vagas. Para essa modalidade o material didático torna-se o principal apoio do aluno para a aquisição de informações, que propiciam a geração de novos conhecimentos. Portanto, a modalidade de cursos a distância requer formação e um novo perfil do professor para evitar a mera transformação dos conteúdos presenciais, comprometendo o aspecto motivacional do aluno e, consequentemente, sua aprendizagem. Este trabalho tem como foco a elaboração de critérios de avaliação do design e da ergonomia para conteúdo informacional voltado à auto-aprendizagem. O instrumento de pesquisa validou se há aprendizagem e a estrutura de um determinado material. Os critérios foram aplicados aos conteúdos informacionais dos materiais didáticos do Curso de Especialização em Construção de Obras Públicas, realizado pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, no âmbito do Programa de Residência Técnica com a Secretaria de Estado de Obras Públicas do Paraná – SEOP. Participaram da pesquisa 24 dos 30 residentes presentes, que avaliaram, optando por um dos três materiais didáticos de disciplinas ofertadas no curso. O resultado apontou, na visão do usuário, quais os critérios mais importantes a serem utilizados na elaboração de conteúdos informacionais para cursos na modalidade de educação a distância. Com isso, obteve-se a validação de 16 dos 28 critérios propostos, um índice aproximado de 57%, sendo considerados, pelos alunos, como muito importantes para favorecer a auto-aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Ergonomia | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Critérios de design e ergonomia para avaliaçao de conteúdo informacional voltados para auto-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |