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    Critérios de design e ergonomia para avaliaçao de conteúdo informacional voltados para auto-aprendizagem

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    VIVIANE-HELENA-KUNTZ.pdf (836.6Kb)
    Data
    2007
    Autor
    Kuntz, Viviane Helena
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A expansão da educação a distância possibilita fazer um curso em qualquer hora, qualquer lugar e no ritmo próprio do aluno. O Governo Federal estimula o uso deste modelo por conta da baixa oferta de vagas para o Ensino Superior encontrados nos índices nacionais de educação, em que se tem mais de cinco milhões de candidatos para um total de dois milhões e meio de vagas. Para essa modalidade o material didático torna-se o principal apoio do aluno para a aquisição de informações, que propiciam a geração de novos conhecimentos. Portanto, a modalidade de cursos a distância requer formação e um novo perfil do professor para evitar a mera transformação dos conteúdos presenciais, comprometendo o aspecto motivacional do aluno e, consequentemente, sua aprendizagem. Este trabalho tem como foco a elaboração de critérios de avaliação do design e da ergonomia para conteúdo informacional voltado à auto-aprendizagem. O instrumento de pesquisa validou se há aprendizagem e a estrutura de um determinado material. Os critérios foram aplicados aos conteúdos informacionais dos materiais didáticos do Curso de Especialização em Construção de Obras Públicas, realizado pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, no âmbito do Programa de Residência Técnica com a Secretaria de Estado de Obras Públicas do Paraná – SEOP. Participaram da pesquisa 24 dos 30 residentes presentes, que avaliaram, optando por um dos três materiais didáticos de disciplinas ofertadas no curso. O resultado apontou, na visão do usuário, quais os critérios mais importantes a serem utilizados na elaboração de conteúdos informacionais para cursos na modalidade de educação a distância. Com isso, obteve-se a validação de 16 dos 28 critérios propostos, um índice aproximado de 57%, sendo considerados, pelos alunos, como muito importantes para favorecer a auto-aprendizagem.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/48276
    Collections
    • Gestão da Informação [582]

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