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dc.contributor.advisorSantos, Adriana de Paula Lacerda, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.creatorMonteiro, Patrícia Schipitoskipt_BR
dc.date.accessioned2024-06-11T17:58:45Z
dc.date.available2024-06-11T17:58:45Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/48183
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Adriana de Paula Lacerda Santospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Construção Civil. Defesa: Curitiba, 29/03/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 93-98pt_BR
dc.description.abstractResumo: Embora as pontes brasileiras tenham papel de reconhecida importância em sua infraestrutura rodoviária, a cultura de gestão de obras de arte especiais ainda se encontra em desenvolvimento no Brasil. A modelagem da informação da construção, desenvolvida com base na parametrização de elementos surge como uma ferramenta da tecnologia da informação para concentrar, automatizar e padronizar o fluxo de informações, entre estágios e pessoas envolvidas no processo. Neste contexto, buscou se através deste trabalho, definir os parâmetros que devem ser utilizados na modelagem de uma ponte ou viaduto de concreto armado. Um modelo virtual de construção de um viaduto foi desenvolvido, simplificado conforme as recomendações da bibliografia corrente relativas ao seu uso em gerenciamento de manutenções de obras de arte especiais. Grupos foram entrevistados sobre os parâmetros incluídos no modelo, e os resultados obtidos foram combinados às recomendações de normas nacionais e internacionais. Em segunda etapa, tanto o modelo desenvolvido quanto os parâmetros foram submetidos à apreciação de profissionais: ressalvas foram apresentadas acerca do modelo desenvolvido, ao passo que os parâmetros definidos foram bem avaliados. Por fim, a lista compilada de parâmetros foi classificada no sistema de padronização conhecido como OmniClass.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Although the Brazilian bridges play a significant role in the road infrastructure, the culture of bridges management is still under development in Brazil. The building information modeling development based on element parametrization, as it emerges as an information technology tool to concentrate, automate and standardize the flow of information between stages and professionals involved in the process. In this context, this work aims to define the parameters that must be used in the modeling of a reinforced concrete bridge model A virtual construction model of a viaduct was developed, simplified according to the recommendations of the current bibliography regarding its use in maintenance management for engineering structure. Through interviews with groups of professionals about the parameters included in the model, results obtained were combined to the recommendations of national and international standards. In the second stage, both the developed model and the parameters were submitted to the appreciation of professionals: caveats were made towards the model, while the defined parameters were well evaluated. Finally, the compiled list of parameters was classified into the standardization system known as OmniClass.pt_BR
dc.format.extent114 p. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectPontes de concretopt_BR
dc.subjectViadutospt_BR
dc.titleDefinição de parâmetros aplicáveis à modelagem da informação de pontes de concreto armado com enfoque no gerenciamento de manutençõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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