Os direitos autorais e a percepção dos estudantes do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná
Date
2011Author
Fabienski, Kelen Roxane, 1989-
Metadata
Show full item recordSubject
Direitos autoraisEstudantes universitários - Etica
Plagio - Estudantes
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia GraduaçãoAbstract
Resumo: Estudo sobre a percepção de estudantes em relação aos direitos autorais. Analisa a perspectiva de estudantes dos cursos do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sobre postura desses estudantes em relação aos direitos autorais. Levanta elementos para uma futura política institucional de alerta e preservação dos direitos autorais. Busca alertar os professores da conduta antiética de alguns desses profissionais em formação. Em campo, utiliza questionário para levantar as práticas dos estudantes em relação aos direitos autorais. Elege estudantes de primeiro e último ano dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Gestão da Informação para aplicar os questionários. Apresenta a disciplina de Metodologia da Pesquisa como elemento importante na construção de pesquisa científica de dar os devidos créditos aos autores através de citações e referências. Constata o reconhecimento discente para punições ao autor de plágio. Observa que estudantes não reconhecem situações de plágio ou suas derivações como o auto plágio. Expõe atitudes dos estudantes na utilização das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Descreve iniciativas para se evitar o plágio, indicadas pelos estudantes. Destaca, dentre resultados obtidos a diferença de atitudes e a perspectiva entre estudantes de primeiro ano e os de último ano. Sugere para estudos futuros comparações entre a disciplina de Metodologia da Pesquisa e os seus objetivos em diferentes cursos.
Collections
- Gestão da Informação [513]