• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Os direitos autorais e a percepção dos estudantes do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná

    Thumbnail
    View/Open
    TCC - Kelen Roxane Fabienski.pdf (366.9Kb)
    Date
    2011
    Author
    Fabienski, Kelen Roxane, 1989-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Direitos autorais
    Estudantes universitários - Etica
    Plagio - Estudantes
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Graduação
    Abstract
    Resumo: Estudo sobre a percepção de estudantes em relação aos direitos autorais. Analisa a perspectiva de estudantes dos cursos do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sobre postura desses estudantes em relação aos direitos autorais. Levanta elementos para uma futura política institucional de alerta e preservação dos direitos autorais. Busca alertar os professores da conduta antiética de alguns desses profissionais em formação. Em campo, utiliza questionário para levantar as práticas dos estudantes em relação aos direitos autorais. Elege estudantes de primeiro e último ano dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Gestão da Informação para aplicar os questionários. Apresenta a disciplina de Metodologia da Pesquisa como elemento importante na construção de pesquisa científica de dar os devidos créditos aos autores através de citações e referências. Constata o reconhecimento discente para punições ao autor de plágio. Observa que estudantes não reconhecem situações de plágio ou suas derivações como o auto plágio. Expõe atitudes dos estudantes na utilização das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Descreve iniciativas para se evitar o plágio, indicadas pelos estudantes. Destaca, dentre resultados obtidos a diferença de atitudes e a perspectiva entre estudantes de primeiro ano e os de último ano. Sugere para estudos futuros comparações entre a disciplina de Metodologia da Pesquisa e os seus objetivos em diferentes cursos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/48056
    Collections
    • Gestão da Informação [513]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV