Mineração de dados e a análise de métricas e indicadores : um estudo sobre metrias informacionais
Visualizar/ Abrir
Data
2011Autor
Taborda, Carlos Alexandre Lourenço
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Discute as métricas e os indicadores disponíveis no Google Analytics aplicáveis a plataforma de gestão editorial de periódicos científicos Open Journal System (OJS) com vista a prática de mineração de dados. Baseado em uma revisão da literatura pertinente, realiza uma contextualização temática o qual permeia: a gênese da comunicação científica, abordando em específico o surgimento dos periódicos científicos em meio digital; a discussão do movimento de acesso aberto e sua importância para o desenvolvimento da ferramenta OJS; a possibilidade de monitoramento do uso da web utilizando o plugin da ferramenta Google Analytics; o conceito de web analytics e a relação com o Google Analytics no que tange a abordagem das métricas e indicadores; a possibilidade de realizar práticas de mineração de dados com os dados gerados pela ferramenta Google Analytics. Provê quadros informacionais que contemplam: a descrição das dezenove métricas ou indicadores disponibilizados pelo Google Analytics (baseadas nas métricas estabelecidas pela Web Analytics Association), suas respectivas finalidades e estruturas de cálculo; a enumeração das principais tarefas e seus respectivos métodos ou técnicas de mineração de dados; a análise dos modelos de algoritmos para o processo de seleção de atributos. Indica a tarefa e o método de mineração que é considero como exeqüível de acordo com o objetivo proposto pela pesquisa. Propõe os tipos de algoritmos que devem ser utilizados para as fases de busca e avaliação de subconjuntos no processo de seleção de atributos. Fundamenta a idéia de mineração do uso da web, baseado em discussões teóricas realizadas por vários autores. Por fim, enumera possíveis trabalhados futuros que podem ser derivados desta discussão teórica.
Collections
- Gestão da Informação [564]