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    Percepção dos gestores e moradores do entorno do parque estadual Rio da Onça (Matinhos - Paraná) como subsídio para a educação ambiental.

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    TCC FINAL DAIANA.doc (198.5Kb)
    Date
    2016
    Author
    Barros, Daiana Castro
    Metadata
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    Subject
    Gestão participativa
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Graduação Digital
    Abstract
    Resumo : O presente trabalho foi realizado no Parque Estadual Rio da Onça (PERO), Matinhos- PR e buscou identificar a percepção ambiental dos gestores e moradores do entorno, auxiliando na inserção de atividades de Educação Ambiental (EA) e da gestão participativa. Além disso, compreender a percepção ambiental pode subsidiar a reaproximação da população do entorno e evitar conflitos. O PERO está inserido em região de planície litorânea, formado por diversas fitofisionomias da Mata Atlântica e é considerado um corredor ecológico. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas. Para tanto, foram entrevistadas 6 pessoas que já tinham algum envolvimento com o Parque, as quais foram divididas em dois grupos: moradores do entorno e funcionários do parque. Com o auxílio da análise textual discursiva, foram identificados os pontos emergentes: 1 - reflexão sobre educação ambiental e o PERO; 2 - sugestões para a gestão participativa; 3 - identidade afetiva com o PERO e 4 - falta de incentivo financeiro. Todos os entrevistados demostraram uma visão positiva em relação a UC, tanto na sua criação quanto no seu papel na conservação já que foi identificada uma relação de identidade afetiva com o parque. Poucos conhecem o plano de manejo, inclusive os funcionários, e não existe nenhuma atividade de EA sendo realizada. Mas os entrevistados percebem a relevância de desenvolver um programa de uso público no PERO e demostraram interesse em participar das decisões tomadas em relação a UC. Então, como aspiração futura sugere-se a inclusão da EA por meio de gestão participativa do PERO.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/47290
    Collections
    • Licenciatura [65]

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