Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Ricardo Lehtonen Rodrigues dept_BR
dc.contributor.authorUhlig, Taís Aparecida Odiapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2018-01-03T14:48:27Z
dc.date.available2018-01-03T14:48:27Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/46938
dc.descriptionOrientador : Ricardo Lehtonen Rodrigues de Souza.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Genética para Professores do Ensino Médio, na modalidade de Educação a Distância.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O projeto que executei visa demostrar que a Biologia é uma ciência que traça inúmeros caminhos que se bem guiados por nós mestres, despertarão curiosidades, vontades e habilidades jamais vistas pelos alunos antes. Sem os discentes não somos professores, e então é neles que devemos apostar para conseguir atingir nossos objetivos profissionais. Tudo isso por que hoje há grandes dificuldades encontradas no cotidiano escolar, e o rendimento está cada vez mais baixo. O nível de aceitação de conteúdos que carregam com si teorias pesadas, mas de extrema importância está cada vez mais defasado, e ao indagar sobre a genética não seria diferente. Para solucionar esse problema, desenvolvi a traçada "Genética nas Escolas" que foi coordenado de forma sutil, porém prazerosa. Foi realizada uma análise de como os alunos se preocupam com seu bom rendimento escolar, evidenciando para a genética, pois a grande maioria dos alunos da escola onde leciono não gosta da matéria e não a vêem como interessante. O primeiro tópico que foi analisado é o quão a genética é considerada importante aos mesmos, e para isso, os alunos responderam um questionário com três extremos, assinalando a alternativa cabível a sua opinião. Após a pesquisa, fiz um diagnóstico particular para seguir para o próximo passo. É importante fazer uma reflexão dos motivos que tornam a genética um empecilho, sendo assim, um novo questionário de pesquisa foi aplicado aos alunos para buscar conhecer os motivos de insatisfação. Realinhando as respostas, se faz necessário ouvir o outro lado da história, então chega à vez dos professores responderem a um questionário analisando como sentem o quão importante a genética é em seu dia a dia. Após todos os resultados em mãos, é hora de pensar nas maneiras ajustáveis para mudar a situação, uma vez que, os principais motivos de os alunos não gostaram da genética é a forma de como os professores a explicam. Sendo assim, é possível perceber que nem todos tiveram o ensino adequado, e por não entenderem, acabam achando difícil e passando aos alunos a mesma opinião. Como acho maravilhoso esse mundo da ciência, apresentei aos professores um seminário, aplicado por mim, e por alguns alunos articulados por mim, que tinham um ótimo domínio do assunto, formando um grupo de apoio, sendo que nesse seminário foram evidenciadas as diferentes formas de falar sobre a genética e também o gosto dos alunos pelo mesmo. São temas irreverentes, que se dominados com maestria, tendem a repercurtir de forma saudável no cotidiano escolar. Os resultados obtidos no final do primeiro seminário são muito favoráveis, aumentando ainda mais a vontade de continuar o projeto buscando sempre o melhor da educação para nossos alunos.pt_BR
dc.format.extent33 p. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectHereditariedadept_BR
dc.subjectGeneticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleGenética dentro das escolaspt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples