A aplicação de jogos didáticos no ensino da genética : uma revisão bibliográfica
Resumo
Resumo : Tem sido cada vez mais difícil para os professores do ensino médio acompanhar a velocidade de produção de conhecimento relacionado com a genética. Por esta razão, se faz necessária a utilização de práticas educativas que tornem os alunos aptos a conectar os estudos escolares ao contexto em que vivem e que facilitem o processo de aprendizagem dos conteúdos relacionados à genética. Os materiais didáticos são meios fundamentais e necessários para o processo de ensino e aprendizagem e os jogos didáticos tornam-se uma alternativa lúdica para auxiliar neste processo. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica para analisar os jogos como, instrumento para uma melhor compreensão da genética, usando conceitos básicos de genética a fim de diagnosticar o estabelecimento da associação/relação, da articulação e da sobreposição desses conceitos com os de áreas afins. Objetivando o aprendizado significativo dos alunos em sala de aula. Como método foi utilizado um levantamento bibliográfico da literatura existente sobre conteúdos das Ciências, Biologia e Genética, efetuado através da coleta e análise de trabalhos. Para esta análise foram consultadas fontes impressas e digitais, incluindo artigos científicos publicados. Foi elaborado com a finalidade de descrever métodos que servissem como instrumento para ser utilizado em sala de aula para uma melhor fixação dos conteúdos. Auxiliando assim no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos básicos da Genética. Concluindo assim que, a aplicação de jogos didáticos como metodologia para reforçar o aprendizado dos conteúdos teóricos vistos em sala de aula tem tido boa aceitação por parte de alunos e professores; o uso de metodologias ativas de ensino são ferramentas úteis no Ensino de Genética na Escola contemporânea, pois a utilização de tais práticas potencializa a exploração e a construção do conhecimento. Entende-se que o jogo deveria merecer um espaço e um tempo maior na prática pedagógica cotidiana dos professores.