dc.contributor.advisor | Scarpin, Cassius Tadeu, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Flavio | pt_BR |
dc.contributor.other | Rodrigues, Jocelia Ivanhichen | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Gestão de Suprimentos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-05-27T23:18:54Z | |
dc.date.available | 2020-05-27T23:18:54Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/46683 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Cassius Tadeu Scarpin | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Gestão de Suprimentos. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Distribuidora objeto deste trabalho é uma empresa familiar de pequeno porte. Está atuando no mercado desde 2008 e vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Com isso os problemas com estocagem, distribuição e tomada de decisões quanto a roteirização de seus veículos vem aumentando com uma demanda acima do normal. O objetivo do trabalho é a solução estratégica da decisão de envio de transporte ao próximo ponto de consumo, possibilitando o gerenciamento logístico empresarial. As tratativas que serão exploradas têm por objetivo traçar um perfil inovador para agilidade e flexibilidade da cadeia logística em sua distribuição e estocagem. Terão como foco, a logística dos sub produtos do petróleo, aprimorando desta forma a sua resiliência na sua distribuição. A empresa em pesquisa não apresenta estratégia na roteirização de frota, dificultando o seu desenvolvimento de estocagem e distribuição. Tendo em vista seus elevados custos, tempo de carga e descarga, atrasos nas entregas para o cliente, falta de planejamento da cadeia de suprimentos e de ferramentas de gerenciamento e organização de controle de estoque, pretende-se desenvolver uma ferramenta que auxilie a tomada de decisões para otimização de roteirização de seus veículos. Para solucionar os problemas acima citados, coloca-se a seguinte proposta: Desenvolver um modelo quantitativo através da ferramenta Árvore de Decisão afim de maximizar a utilização da frota disponível; focar na tomada de decisão imediata, aparando arestas através de estratégias para diminuir a perda das cotas de produtos mensal. Concluiu-se que através da aplicação do modelo sugerido na árvore de decisão possibilitou a otimização das rotas, resultando numa diminuição no custo do quilometro rodado por volume de produto transportado, possibilitando, ainda, uma melhor organização financeira na cadeia de compras de combustíveis entre a empresa estudada e a refinaria e seus demais fornecedores. | pt_BR |
dc.format.extent | 39 p. : il. algumas color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Logística empresarial | pt_BR |
dc.subject | Combustíveis - Transporte | pt_BR |
dc.title | Aplicação da ferramenta árvore de decisão na gestão de frota de uma distribuidora de combustível | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |