• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016071P8 Programa de Pós-Graduação em Comunicação
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016071P8 Programa de Pós-Graduação em Comunicação
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Tão longe, tão perto : a leitura da telenovela "Em Família" em Guaraqueçaba

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - FLORA NASCIMENTO MARTINS.pdf (2.174Mb)
    Date
    2015
    Author
    Martins, Flora Nascimento
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Comunicação
    Telenovelas - Critica e interpretação
    Educomunicação
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: O presente trabalho busca apreender como a telenovela "Em família", exibida pela rede Globo de Televisão, no horário das 21 horas, é incorporada e resignificada pelos moradores de Guaraqueçaba. Sobre a ótica dos Estudos Culturais Latinoamericanos, entende-se a comunicação como um processo no qual o receptor é parte ativa. Desse modo, a sua compreensão se dá a partir da leitura do público que imprime diferentes sentidos a uma mensagem, de acordo com o contexto cultural no qual se insere. Ele ressalta ainda a telenovela no Brasil hoje, caracterizada como uma veiculadora de valores, atitudes e comportamentos de distintos segmentos sociais, enquanto um instrumento de educação informal. O potencial educador-democratizador desse gênero encontra-se em sua capacidade de difundir questões sociais por meio da linguagem coloquial, aderida ao cotidiano. Assim, ela é objeto de reflexão em um contexto em que a população de baixa renda e escolaridade se encontra limitada em relação ao acesso a outros meios de comunicação. O encontro entre uma cultura marcada por valores tradicionais e a telenovela enquanto portadora de padrões que questionam os modelos de família pautados por relações hierárquicas é a principal tensão que emerge e se apresenta no decorrer deste trabalho. Palavras-chave: Comunicação e cultura. Educomunicação. Telenovela
     
    Abstract: The primary goal of this study is to learn how the soap opera titled "Em Família", which was broadcasted by Globo Television Network in the 21 hours slot, is incorporated and resignified by the populace of Guaraqueçaba. According the concepts of the Latin-American Cultural Studies, we understand communication as a process in which the receiver plays an active part. Therefore, its comprehension comes from its reception, which imprints different meanings on a message depending on the cultural context in which it is inserted. It also highlights soap operas, as characterized today in Brazil, as programs that convey values, attitudes and behaviours of distinct segments of society, an instrument of informal education. The democratizing and educating potential of soap operas lies in its ability to convey social issues through colloquial speech, as in people's daily lives. Thus, they are an object of reflection in a context in which the populace with low income and education levels finds itself restricted regarding their access to other media outlets. The meeting of a society marred by traditional values and soap operas while bearers of standards that question the family template guided by hierarchic relations is the main tension that emerges and makes itself known throughout this study. Key words: Communication and culture. Communication and education. Soap opera.
     
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/44619
    Collections
    • Dissertações [141]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV