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dc.contributor.advisorFrighetto, Renan, 1974-pt_BR
dc.contributor.authorPohlmann, Janira Felicianopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-12T16:51:05Z
dc.date.available2019-11-12T16:51:05Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/43032
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Renan Frighettopt_BR
dc.descriptionCoorientador :pt_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 14/04/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 227-236pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração :pt_BR
dc.description.abstractResumo: Já em seu tempo, Aurélio Ambrósio foi considerado um importante propagador da religiosidade cristã-nicena e ocupou a cátedra episcopal da cidade de Milão desde 374 até sua morte, em 397. Nesta tese, buscamos compreender a manutenção e a utilidade da instituição imperial romana em um contexto de ameças agenciadas por tribos estrangeiras, por agitações causadas por conflitos religiosos e por usurpações do poder de império, e de fortalecimento do cristianismo niceno defendido por Ambrósio. Especialmente a partir de análises das obras De excessu fratris I, De fide e De Obitu Valentiniani Consolatio,de autoria deste sacerdote, delineamos elementos formadores de uma identidade cristã por ele anunciada e a imputação de determinados valores a augustos da dinastia valentiniana, Graciano e Valentiniano II. É essencial destacarmos que consideramos Ambrósio como um homem público que representava muito bem tanto as atividades voltadas ao universo secular como aquelas voltadas ao espírito. Ressaltamos que, por exemplo, a partir do século IV, os bispos adquiriram a missão de redigir laudações fúnebres aos imperadores romanos. Situação que nos permite investigar a respeito da visibilidade que estes homens vinham alcançando na esfera pública daquela sociedade. Sendo assim, mais do que escritos teólogicos, as obras ambrosianas carregam em si princípios sociais, políticos e culturais inerentes e também impostos à sociedade romano-ocidental da IV centúria. Por isso, em nossos estudos,optamos por apresentar algumas estratégias adotadas pelo bispo para integrar o circulo de poder imperial e construir seus imperadores cristãos, um de cada vez, antes de focar sua atenção em Teodósio I.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In his own time, Ambrose was considered a major propagator of Christian-Nicene religion and he occupied the episcopal throne of Milan from 374 to his death, in 397. In our doctoral thesis, we try to understand the maintenance and the utility of Roman imperial institution in the Ambrose's context, where we found threats made by foreign tribes and caused by religious conflicts and usurpations of theimperium. That was also a strengthening ofthe context of the Nicene Christianity advocated by Ambrose. Especially from analyzes of Ambrose's works like De excessu fratris I, De fide and De Obitu Valentiniani Consolatio, we realized that Ambrose imputed someelements of a Christian identity in Gratian and Valentinian II, august of Valentinian dynasty. In our thesis, we consider Ambrose as a public figure who represented very well the activities related to the secular universe and those activities related to the spirit. The bishops acquired the mission to write funeral laudationsto the Roman emperors, from the fourth century. That situation allows us to investigate about the visibility that these men were reaching in the public sphere in that society. Thus, we affirm that Ambrose's works was more than theological writings. His works carrywith them social, political and cultural principles inherent and imposed on Roman-Western society of the IV century. Therefore, in our studies, we chose to present some strategies adopted by the bishop to join himself to the imperial power circle. We also demonstrated how Ambrose builthis Christian emperors, one at a time, before he focus his attention on Theodosius I.pt_BR
dc.format.extent243 f. : tab., mapas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectAmbrosio, Santo, Bispo de Milão, m. 397pt_BR
dc.subjectCristianismo - Igreja primitivapt_BR
dc.subjectIgreja e estado - Roma - Históriapt_BR
dc.titleUma identidade cristã-nicena : Graciano e Valentiniano II sob a pena de Ambrósio, Bispo de Milão (374-397 D.C.)pt_BR
dc.typeTesept_BR


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