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dc.contributor.advisorBrito, Glaucia da Silvapt_BR
dc.contributor.authorMelo, Charlotte France Rieger Neves de Coutopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-15T14:15:53Z
dc.date.available2018-03-15T14:15:53Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/42727
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Glaucia da Silva Britopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 31/03/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 120-125pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Comunicação e sociedadept_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho, que assume característica qualitativa de investigação, busca responder o seguinte problema de pesquisa: os professores que utilizam meios de comunicação em sala de aula tem incorporado aspectos relacionados à Mídia-Educação às suas práticas pedagógicas? Nesse sentido, primeiramente, identificamos, dentre os 45 professores de Língua Portuguesa e Estrangeira Moderna, atuantes na rede estadual pública de Guaratuba, no litoral do Paraná, quantos integram os meios de comunicação em suas aulas, bem como os meios de comunicação utilizados por eles. Posteriormente, a partir da experiência de 4 docentes, propusemos compreender como eram integrados os meios de comunicação às suas práticas para, então, pensar sobre aspectos estruturantes da formação continuada, considerando a perspectiva da Mídia-Educação, ferramenta pedagógica e objeto de estudo. Na primeira etapa, considerada como exploratória, coletamos 38 questionários de professores de escolas e colégios estaduais da área urbana e rural do município. Na segunda etapa, considerando aspectos relativos ao tempo de experiência como docente, localidade da escola onde trabalham, e meios de comunicação já utilizados em sala de aula, realizamos entrevistas semi-estruturadas, coleta de dados a partir de plano de aula e observação de práticas docentes. Nosso referencial teórico está embasado em autores das áreas da Comunicação e da Educação, como Martín-Barbeiro (2004; 2008; 2014), McLuhan (1977; 2011), Castells (2010); Lévy (1999), Freire (1987; 1996) e Nóvoa (1992a; 1992b). Em relação a interface dessas duas áreas, a Midia-Educação, consideramos Belloni (2009; 2012). Fantin (2005; 2006; 2012), Rivoltella (2009; 2012) e Deliberador (2012). Quanto às tecnologias de informação e comunicação (TICs) e meios de comunicação, os autores utilizados foram Brito e Purificação (2011), Sancho (2006) e Sodré (2002). Uma análise de Conteúdo baseada em Bardin (2008) definiu a metodologia para a categorização dos dados coletados. Assim, identificamos que apenas um dos professores, segundo as suas compreensões sobre o termo meio de comunicação, não utiliza algum recurso tecnológico e mediático em sala de aula, e que 76% dos docentes apresentam interesse em formação continuada sobre Mídia-Educação. Dentre esses, 23 professores tem seus interesses vinculados a aprofundamento pessoal sobre o tema e/ou como uma possibilidade de melhoria de suas aulas para os alunos. Também identificamos que, apesar da oferta de formação continuada na região litorânea do Paraná não ser representativa como a da capital do estado, suas práticas podem ser consideradas dentro de uma das perspectivas da Mídia-Educação, a dimensão de ferramenta pedagógica. Além disso, constatamos que a compreensão dos professores sobre os termos tecnologias, meios de comunicação e/ou mídias não se estabelecem como algo claro e objetivo e que seus entendimentos sobre Mídia-Educação podem ser relacionados a políticas governamentais ou metodologias de práticas docentes. Assim, apontamos a necessidade de processos formativos que considerem a perspectiva das mídias na educação também como objeto de estudo, para uma abordagem crítica dos meios. E também que considere a necessidade de formação do professor não somente sobre a Mídia-Educação, mas também a partir da perspectiva mídia-educativa, com abordagens teóricas e práticas nos processos de formação continuada sobre a área de interface da Comunicação e da Educação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work, which assumes qualitative characteristic of research, intends to answer the following research problem: have the teachers who use media in the classroom incorporated aspects related to Media Education to their teaching practices? In this sense, first of all, it was identified, among 45 teachers of Portuguese and Foreign Modern Language, who work in public schools of Guaratuba, in the coast of Paraná, how many teachers are using the media in their classes, as well as examples of media used by them. And secondly, from the experience of four teachers, we proposed to understand how the medias were integrated to their practices to, finally, think about structural aspects of continuing education, considering the perspective of media education, educational tool and object of study. In the first stage, considered as exploratory, we have distributed and retrieved 38 questionnaires from the teachers who teach in state schools in urban and rural area of the municipality. And in the second stage, considering aspects of the time of experience as teacher, school where they are working, and the media they have used in the classroom, we conducted semi-structured interviews, data collection from lesson plan, and observation of teacher practices. Our theoretical framework is grounded in authors of Communication and also Education area, as MartÍn-Barbero (2004; 2008; 2014), McLuhan (1977; 2011); Castells (2010); Lévy (1999), Freire (1987, 1996) and Nóvoa (1992a; 1992b). About the interface of these two areas, Media Education, we considered Belloni (2009; 2012); Fantin (2005; 2006; 2012); Rivoltella (2009; 2012), Deliberador (2012). And authors related to Information and Communication Technologies (ICTs) and media we used Brito and Purificação (2011), Sancho (2006) and Sodré (2002). About the methodological part of the data analysis, we categorize the information using the Bardin?s (2008) Content Analysis. Thus, we found that only one of the teachers, according to their understanding of the term medium, does not use any technology and media in the classroom, and that 76% of teachers have interest in continued education on Media Education. Out of these, 23 teachers have their interests linked to personal deepening on the subject and / or as an opportunity to improve their lessons for the students. We also found that, although the offer of continued education in the coast of Paraná is not enough as in the capital of the State, their practices can be considered within one of the perspectives of Media Education, the dimension of educational tool. In addition, we found that the understanding of teachers about the terms technology, medium and/or media are not established as something clear and objective and that their understanding of Media Education can be related to government policies or methodologies of teacher practices. Thus, we point out the need for educational processes which consider the perspective of the media in education also as an object of study, for a critical approach to the media. And also it is necessary to consider the need for teacher training not only about Media Education, but also from the media-education perspective, with theoretical and practical approaches in continuing education processes on Communication and Education interface area.pt_BR
dc.format.extent178 f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectMídia - Educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formação profissional - Paranápt_BR
dc.titleMidia-educação e professores : pensando sobre formação continuada a partir da apropriação das midias na educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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