• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016034P5 Programa de Pós-Graduação em Informática
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016034P5 Programa de Pós-Graduação em Informática
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Avaliação do impacto da retroação na aprendizagem apoiada por uma ferramenta educacional

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - VIVIAN ARIANE BARAUSSE DE MOURA.pdf (5.012Mb)
    Date
    2015
    Author
    Moura, Vívian Ariane Barausse
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Ciência da computação
    Aprendizagem - Avaliação
    Objetos de aprendizagem
    Informática na educação
    Teses
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Ao utilizar software educacional no âmbito escolar, o benefício que o software possa proporcionar ao aluno está relacionado aos objetivos propostos pelo professor. Portanto, cabe ao professor selecionar conteúdo e materiais que possam ser utilizados, tarefa amplificada pelos recursos disponíveis na Internet. A FARMA ferramenta web de autoria com enfoque no conceito de mobilidade tecnológico-educacional pode ser um instrumento auxiliar ao docente. A ferramenta possibilita ao professor utilizar e construir objetos de aprendizagem, permitindo que o professor visualize os erros cometidos pelo aluno. Para o aluno, a interação com a FARMA permite retroagir ao contexto do erro de maneira autônoma, possibilitando uma dinâmica de estudo diversificada. Essa pesquisa propõe um método de experimentação pedagógica baseado na retroação de erros e acertos quanto ao uso de objetos de aprendizagem da ferramenta FARMA na aprendizagem do discente. Este trabalho foi conduzido com uma pesquisa teórica onde foram estudadas concepções sobre o processo de ensino-aprendizagem, como: metodologias de ensino; aprendizagem; avaliação; participação social do aluno; e conceitos e aplicações de mobilidade educacional. Em sistemas tutores inteligentes foram estudadas ferramentas de autoria em IA, os módulos que compõem os STI e os objetos de aprendizagem. Propusemos neste trabalho uma metodologia de avaliação do impacto da retroação na aprendizagem do aluno. Aplicamos esta metodologia após a definição da coleta e análise dos dados. A coleta foi baseada na aplicação de diagnóstico, treinamento, pré-teste, interação e pós-teste. Foram desenvolvidos objetos de aprendizagem na FARMA abrangendo conteúdos de matemática para a fase de interação e uma experimentação com estes objetos foi realizada. Palavras chave: FARMA, Objeto de aprendizagem, Erros na aprendizagem, Retroação na aprendizagem, Processo de ensino-aprendizagem.
     
    Abstract: By using educational software in school, the benefit that the software can provide to student are related to the objectives proposed by the teacher. Therefore, it is up to the teacher to select content and material that can be used, amplified task by the resources available on the Internet. FARMA-web-authoring tool focusing on the concept of technological educational mobility can be a tool to assist the teacher. The tool allows the teacher to use and to construct learning objects, and yet, to view errors committed by the student. For the student, the interaction with FARMA allows to backdate to autonomously error context, enabling a diverse dynamic study. This research proposes a method of pedagogical experimentation based on retroaction of errors theory which use so learning objects in FARMA tool. This research uses conceptions on the teaching-learning process, such as: methodologies for teaching, learning, assessment and social participation of the student. Concepts and applications of mobile learning were also studied. In intelligent tutoring systems was studied authoring tools in IA, the modules that make up the ITS and learning objects. Learning objects were developed in FARMA to cover mathematic content for the stage of interaction and we made an experiment with these objects. Keywords: FARMA, Learning objects, Learning errors, Learning retroaction, Teachinglearning process.
     
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/41921
    Collections
    • Dissertações [471]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV