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dc.contributor.advisorRossler, João Henriquept_BR
dc.contributor.authorRios, Camila Fernanda Moropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-05-12T13:56:41Z
dc.date.available2020-05-12T13:56:41Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41850
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. João Henrique Rosslerpt_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 12/06/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 132-137pt_BR
dc.descriptionLinha de pesquisa: Práticas educativas e produção subjetividadept_BR
dc.description.abstractResumo: Nos estudos sobre a periodização do desenvolvimento psíquico humano, é muito comum existirem teorias naturalizantes, que conferem centralidade à infância e apreendem a vida adulta como um período sem mudanças significativas. A Psicologia Histórico-Cultural, ao contrário, reconhece o caráter sócio-histórico e prospectivo do desenvolvimento, sublinhando a atividade social do indivíduo como a mola propulsora da formação do psiquismo e da personalidade. Considera-se que, na vida adulta, a atividade principal - que regula e orienta as principais mudanças psíquicas - é o trabalho. No entanto, a discussão sobre a importância dessa atividade para o desenvolvimento psicológico do indivíduo adulto carece ainda de aprofundamento teórico e sistematização. Tendo em vista a relevância teórica e prática dessa discussão para o campo da Psicologia Histórico-Cultural e da Psicologia do Trabalho, a presente pesquisa, de caráter teórico-conceitual, tem por objetivo analisar o trabalho como atividade principal da vida adulta, identificando que conteúdos e processos psicológicos são por ele engendrados. Num primeiro momento, destaca-se a relevância geral do trabalho, como atividade originária do psiquismo especificamente humano, e aponta-se o quanto as relações capitalistas de produção, ao apartarem o ser humano das objetivações intelectuais e materiais resultantes do trabalho da humanidade, limitam a sua formação. Adentrando a investigação do desenvolvimento psíquico individual, estudam-se as categorias atividade, consciência e personalidade, que fornecem os subsídios para analisar a constituição do psiquismo em cada estágio da vida, a partir de suas respectivas atividades principais. Por fim, abstrai-se do estudo sobre periodização do desenvolvimento a lógica geral do conceito de atividade principal para avaliar a relevância psicológica do trabalho na vida adulta. Conclui-se que as novas capacidades e habilidades e a complexa reconfiguração da estrutura motivacional promovidas a partir do trabalho são aspectos que o destacam como atividade principal promotora de humanização, ainda que concomitantemente alienante na sociedade capitalista contemporânea. Palavras-chave: Psicologia Histórico-Cultural; periodização do desenvolvimento; atividade principal; trabalho.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Theories of naturalizing content, which give centrality to childhood and comprehend adult life as a period without significant changes, are very common among studies concerning human psychic development. Cultural-Historical Psychology, instead, acknowledge the social-historical and prospective character of development, highlighting the social activity of individuals as the propellant factor of the formation of psyche and personality. It considers that, in adult life, the leading activity - which governs and guides the major psychical changes - is the labor. However, the discussion about the importance of this activity to psychological development of adults still needs theoretical deepening and systematization. Taking into account the theoretical and practical relevance of this discussion to the fields of Cultural-Historical Psychology and Work Psychology, this theoretical-conceptual research aims to analyze the labor as the leading activity of adult life, identifying which contents and processes are developed through this activity. At first, the research highlights labor in its general relevance, as the activity that has originated the specifically human psyche, and points out how capitalist productive relations, by separating human beings from intellectual and material objectivations of humanity's labor, limit their development. Entering the investigation about individual psychic development, the research approaches the categories of activity, consciousness and personality, which base the analysis of psyche's constitution at each life stage through its respective leading activities. By abstracting the general logic of the concept of leading activity from the study about developmental periodization, the research lastly discusses about labor's psychological relevance in adult life. The conclusion is that the new capacities and abilities and the complex reconfiguration of the motivational structure fomented by labor are features that outline this activity as a leading activity, which produces humanization, although concurrently produces alienation in contemporary capitalist society. Key-words: Cultural-Historical Psychology; developmental periodization; leading activity; labor.pt_BR
dc.format.extent137 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectTrabalho - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectPsicologia - Históriapt_BR
dc.titleO trabalho como atividade principal na vida adulta : contribuições ao estudo da periodização do desenvolvimento psíquico humano sob enfoque da psicologia histórico-culturalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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