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dc.contributor.advisorFirkowski, Olga Lúcia Castreghini de Freitas, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.creatorLucena, Liliane Monfardini Fernandes dept_BR
dc.date.accessioned2024-04-04T14:13:23Z
dc.date.available2024-04-04T14:13:23Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41804
dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Olga Lúcia Castreghini de Freitas Firkowskipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba, 15/12/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : fls. 203-212pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Os estudos sobre a temática da Paisagem Cultural têm sido retomados na Europa e Américas desde o final da década de 1970, a partir de uma releitura de sua concepção possibilitada pelo desenvolvimento da Geografia Humanista, a Geografia das Representações e o pensamento fenomenológico. A duplicidade de sentido, que enriquecia a abordagem da Paisagem em seus primórdios (séc. XIX), havia sido negligenciada e unilateralizada com o positivismo, acarretando no seu empobrecimento como categoria de análise geográfica. Este amadurecimento conceitual foi imprescindível para sua revalorização no campo acadêmico e aplicação nas políticas públicas. Destaca-se nesta pesquisa a associação deste tema ao patrimônio cultural, pelos órgãos internacionais e nacionais, proporcionando ainda mais sua popularização, dentre eles a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que criaram um instrumento de preservação denominado "Paisagem Cultural". A Paisagem Cultural é vista pelo IPHAN como ferramenta complementar de preservação de um patrimônio que inclui a materialidade e a imaterialidade cultural associadas ao meio ambiente em que estão inseridos, numa relação de interdependência. No entanto, algumas hipóteses foram levantadas nesta análise, que parecem justificar sua inaplicabilidade, dentre elas a dimensão da área proposta para a aplicação da ferramenta. Partindo da tese de que a paisagem cultural deve ter a dimensão do mundo vivido dos seus moradores, propõe-se o desenvolvimento e a utilização de uma metodologia que evidencie a duplicidade de sentido que a paisagem porta. A proposta está embasada em Henri Lefebvre, na tríade - práticas espaciais/espaços de representação/ representações do espaço e o objeto de estudo para aplicação desta metodologia foi a colônia agrícola Água Branca, situada no município de São Mateus do Sul/ PR. Esta proposta metodológica revela um processo de construção histórica, ideológica e física de um determinado território, cidade ou bairro, em suas idas e vindas entre o percebido, o concebido e o vivido, sempre em transformação ou dialetização. No caso de Água Branca, observou-se a permanência de alguns destes espaços de representação após quatro gerações, e ainda, que a preservação dos espaços de representação está diretamente relacionada aos valores sociais e simbólicos que este grupo procura preservar. Estes valores são expressos na vida cotidiana da colônia e nos dias de festa, onde os espaços de representação ganham novas funções. A Paisagem Cultural de Água Branca é o conjunto destes espaços de representação que estão completamente relacionados, interligados; é o espaço vivido destes moradores, que participam e interagem nesta paisagem, diariamente, cotidianamente. Desta forma, acredita-se que a Paisagem Cultural como espaço vivido converge para a compreensão tanto na perspectiva teórica da Geografia das Representações como na perspectiva aplicada, relativa aos órgãos de preservação histórica e cultural, possibilitando o reconhecimento de muitas paisagens como patrimônio cultural e atendendo ao próprio interesse da população residente, que primaria pela preservação dos seus espaços de representação e de suas paisagens consolidadas como histórica e culturalmente vividas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The studies on the theme of Cultural Landscape have been resumed in Europe and the Americas since the end of 1970s, from a reinterpretation of its conception made possible by the evolution of Humanistic Geography, the Geography of Representations and the phenomenological thought. The duplicity of meaning which enriched the approach of Landscape in its beginning (19th Century), had been neglected and one-sided by the positivism, resulting in its impoverishment as category of geographical analysis. This conceptual ripening was essential for its revaluation in the academic field and application in public politics. Stand out in this research the association of this theme to the cultural heritage, by international and national institutes, providing even more its popularization, among them UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) and IPHAN (National Institute of Historical and Artistic Heritage), that created an instrument of preservation named "Cultural Landscape". The Cultural Landscape is seen by IPHAN as complementary tool of preservation of a heritage that includes the materiality and the immateriality cultural associated to the environment in which they are inserted, in an interdependence relationship. However, some hypotheses have been raised in this analysis, which seem to justify its inapplicability, between them the dimension of the proposed area for the application of the tool. Starting from the thesis that the cultural landscape must have the dimension of the lived world of its residents, it proposes the use of a methodology that evidences the duplicity of the meaning that the landscape regard. The propos is based in Henri Lefebvre, in the triad - spatial practices/spaces of representation/ representations of space and the object of study for the application of this methodology was the agricultural community Água Branca, located in the city São Mateus do Sul/PR. This methodological proposal reveals a process of historical, ideological and physical construction of a particular territory, city or neighborhood, in their comings and goings between the perceived, the conceived and the lived, always in transformation or parlance. In the case of Água Branca, was observed the permanence of some of these spaces of representation after four generations, and even, the preservation of spaces of representation is directly related to social and symbolic values that this group try to preserve. These values are expressed in the daily life of the community and on feast days, where the spaces of representation earn new functions. The Cultural Landscape of Água Branca is the group of these spaces of representation that are completely related, interconnected; is the lived space of these residents, who participate and interact in this landscape, daily, routinely. In this way, it is believed that the Cultural Landscape as living space converges to the understanding both the theoretical perspective of Geography of the Representations as in the applied perspective, related to the institutes of historical and cultural preservation, making possible the recognition of many landscapes as cultural heritage and serving the very interest of the resident population, which prioritize for the preservation of their spaces of representation and its consolidated landscapes as historically and culturally lived.pt_BR
dc.format.extent233 f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectPaisagenspt_BR
dc.subjectEspaço em geografiapt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.titlePaisagem cultural e espaços de representação : análise da Colônia de Água Branca, município de São Mateus do Sul/PRpt_BR
dc.typeTesept_BR


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