A fotografia como representação do conhecimento didático : uma abordagem semiótica
Resumo
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral analisar como o conhecimento didático esta sendo representado por meio da fotografia em livro didático do ensino fundamental das séries iniciais. Para isso utilizou-se como objeto de pesquisa o livro Projeto Coopera a ser utilizado no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Ministério da Educação (MEC) em 2016. As análises contaram com o aporte teórico da semiótica e da fotografia, utilizando-se procedimentos metodológicos de pesquisa documental descritiva exploratória e da análise semiótica. Como resultado comprovou-se a hipótese da pesquisa de que fotografias contidas nos livros didáticos estão sendo utilizadas de forma meramente ilustrativa, sem referenciar o contexto didático que acompanha as imagens. Por fim, infere-se que representar o conhecimento por meio da fotografia para estudantes deve ser feita de maneira adequada, se possível, por meio de um cuidado na representação do conteúdo de modo a levar em consideração análises críticas, como, por exemplo, as que provenham da Semiótica
Collections
- Gestão da Informação [594]