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    A crise do conceito de revolução segundo Maurice Merleau-Ponty

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    R - D - CLAUDIA MARIA BUS.pdf (865.9Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Bus, Claudia Maria
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta dissertação pretende apontar elementos que esclareçam o posicionamento de Merleau- Ponty em relação ao marxismo. Embora em suas primeiras obras se constate uma simpatia e engajamento, em obras posteriores haverá o que muitos autores consideram como a sua ruptura com o marxismo. Este esclarecimento é de suma importância, pois, dado que Marx é considerado como o pai da teoria revolucionária, não seria possível realizar uma investigação sobre o conceito de revolução abordado por Merleau-Ponty sem percorrer o pensamento desse filósofo. Para realizá-la, empreenderei uma análise crítica de uma das obras mais significativas de Merleau-Ponty, a sua As Aventuras da Dialética. O objetivo é o de apontar essas aventuras como decorrentes da história, da política, das revoluções e das experiências no mundo, com o mundo, recolocando, assim, o advento revolucionário no lugar que lhe é próprio, lugar este pertencente à liberdade humana, ao contingente e ao ambíguo. Palavras-chave: Revolução. Marxismo - História. Filosofia Política. Filosofia da História.
     
    Abstract: Resumé: Le but de ce mémoire est d'examiner quelques éléments de la position philosophique de Merleau-Ponty par rapport au Marxisme. Bien que dans ses premières oeuvres on observe une sympathie et un engagement, dans les oeuvres ultérieures on observe ce que de nombreux commentateurs considèrent comme une rupture avec le Marxisme classique. Cet éclaircissement est très important, car étant donné que Marx est considéré comme le père de la théorie révolutionnaire, il ne serait pas possible de mener une enquête sur le concept de révolution chez Merleau-Ponty sans nous interroger sur la pensée du philosophe trévois. Ainsi, je propose de faire une analyse critique d'un des ouvrages les plus importants de Merleau-Ponty, son "Les Aventures de la dialectique". L'objectif est donc de présenter ces aventures comme une conséquence de l'histoire, de la politique, des révolutions et des expériences dans le monde, avec le monde, replaçant ainsi l'événement révolutionnaire dans son propre champ, un lieu appartenant à la liberté humaine, au contingent et à l'ambigu. Mots-Clés: Révolution. Marxisme. Histoire. Philosophie Politique. Philosophie de l'Histoire.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/40991
    Collections
    • Dissertações [193]

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