Discursos hegemônicos sobre o conceito de comunidade contrapostos às espacialidades e territorialidades de comunidade reais : estudo de caso da comunidade rural quilombola de Santa Cruz (Ponta Grossa, Paraná)
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Data
2015Autor
Alves, Ana Paula Aparecida Ferreira
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Resumo: A partir de algumas experiências vivenciadas e observadas com indivíduos comunitários e suas atuações individuais e coletivas nas comunidades, bem como, as espacialidades envolvidas nos seus contextos cotidianos, um novo pensar sobre as comunidades despertou o interesse em investigar como o conceito foi construído pelo discurso acadêmico e científico, e se esta construção realmente condizia com tais realidades. Neste sentido, o estudo apresentado tem como principal objetivo, superar a noção clássica de comunidade baseada na homogeneidade aparente dos discursos que legitimam a concepção de uma dimensão espacial una e estática. Apesar das conquistas obtidas pelas comunidades tradicionais, principalmente referentes à questão fundiária, alguns estudos, tendem, mesmo que indiretamente, a projetar o caráter limitante da fixidez imposta pelo Estado a partir destas políticas. Este contexto resulta da construção conceitual de comunidade em distintos momentos a partir de discursos científicos e políticos. Esta construção conceitual apresenta um direcionamento atrelado ao discurso modernizador de sociedade em detrimento das comunidades tradicionais pré-modernas. Por meio da análise dos conteúdos políticos destinados às populações tradicionais, notou-se que os elementos referentes ao aspecto tradicional, coesão na forma de coação e a identidade, são reiterados sob a lógica do discurso moderno, os quais revelam como são tratadas as comunidades tradicionais a partir de um discurso neocolonial. Portanto, verificou-se que as concepções de comunidade mais contemporâneas não romperam com o conteúdo conceitual clássico e quando adotado para a elaboração de políticas de legitimação de agrupamentos específicos, demonstram que a noção de comunidade estática baseada em uma coesão-coação ainda persiste. Partindo destas premissas, buscou-se identificar esta realidade a partir de uma comunidade étnica. Demonstrou-se a reflexão obtida através da análise resultante de entrevistas semiestruturadas realizadas com os moradores da comunidade rural quilombola de Santa Cruz, pertencente ao município de Ponta Grossa no estado do Paraná (Brasil), onde se verificou como as distintas ações e percepções indicam a multiplicidade espacial e multiterritorial, descaracterizando o discurso predominante da homogeneidade. A partir de elementos da dinâmica comunitária, como a interação social, o papel do líder e o processo de identificação com a política quilombola, percebeu-se um descompasso entre a aplicabilidade do processo de regularização fundiária e as percepções individuais e coletivas dos moradores sobre a própria regulamentação imposta por esta política. Abstract: From some experiences performed and observed in community individuals and about their individual and collective performances in the communities, as well as the spatiality involved in their everyday contexts, a new thinking about the communities sparked interest in investigating how the concept was built by academic and scientific discourse, and if this construction really was matched with such realities. In this sense, the presented study has the principal aim of overcome the classical notion of community based on the apparent homogeneity of the discourses that legitimize the concept of a single and static spatial dimension. Despite the achievements of traditional communities, especially regarding the land question (issue ?), some studies tend, even indirectly, to design the limiting character of fixity imposed by the State from these policies. This context results from the community conceptual construction at different times from scientific and political discourses.This conceptual construction presents a direction linked to the modernizing discourse of society at the expense of pre-modern traditional communities. Through the analysis of the political content for the traditional populations, it was noted that the elements for the traditional look, the cohesion in the form of coercion and the identity, are reiterated in the logic of modern discourse, which show how traditional communities are treated from a neocolonial discourse. Therefore, it was found that the most contemporary community conceptions did not break with the classic conceptual content and when adopted for the preparation of specific groups legitimizing policies demonstrate that the notion of static community based on a cohesion-coercion still persists. Starting from these premises, sought up to identify this reality as from an ethnic community. The reflection obtained has been shown through the resulting analysis of semi-structured interviews with residents of the quilombola rural community Santa Cruz, in the municipal district of Ponta Grossa, in the state of Paraná (Brazil), where it was found as the distinct actions and perceptions indicate the spatial and multi-territory multiplicity, which mischaracterize the predominant discourse of homogeneity. Based on elements of community dynamics, such as social interaction, the role of the leader and the process of identifying with quilombola policy, it was noticed a mismatch between the applicability of the land regularization process and the individual and collective perceptions of the residents about the own regulations imposed by this policy.
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- Teses [129]