Foucault : antropologia, transcendentalismo e ontologia nas origens da arqueologia
Resumo
Resumo: O tema desta dissertação é a relação entre antropologia, transcendentalismo e ontologia nas origens da arqueologia de Foucault. O objetivo principal é analisar como essas três noções são desenvolvidas nos textos iniciais do filósofo até a obra que inaugura a fase arqueológica de seu pensamento, Histoire de la folie. A hipótese a ser testada é a de que, inicialmente, antropologia, transcendentalismo e ontologia estão presentes e são solidárias entre si nas duas primeiras publicações do autor, em 1954 (Introduction a Le revê et l'existence, de Binswanger, e Maladie mentale et personnalité); ao passo que, num segundo momento, as três noções ficam em suspenso nas duas publicações de 1957 (La psychologie de 1850 à 1950 e La recherche scientifique el la psychologie); e, por fim, em Histoire de la folie (1961), o autor promove uma radical cisão entre antropologia, de um lado, e transcendentalismo e ontologia, de outro, recusando a noção de antropologia, mas conservando as outras duas, que são mantidas através da controversa concepção de uma "loucura primitiva". Para tanto, no primeiro capítulo analisamos os textos de 1954, no segundo capítulo, os textos de 1957 e, também, um curso ministrado no ano letivo 1954-1955, intitulado "Problèmes de l'Anthropologie", e, no terceiro capítulo, a investigação recai sobre sua tese de doutorado, Histoire de la folie. A conclusão desta pesquisa é a de que a hipótese testada apresenta eficácia para explicar os movimentos do pensamento do autor, e, dessa forma, oferece uma apropriada chave de leitura para compreender as origens da arqueologia de Michel Foucault. Palavras-chave: Foucault; antropologia; arqueologia; transcendentalismo; ontologia. Abstract: The subject of this dissertation is the realation between anthropology, transcendentalism and ontology in the origins of Foucault's archeology. Our main purpose is to analyse how these three notions are developed from the philosopher's early texts up to the work that opens the archeological period of his thought, Histoire de la Folie. The hypothesis to be examined is that, at first, anthropology, transcendentalism and ontology are present and are interconnected in the author's first two publications, from 1954 (Introduction to Binswanger's Le revê et l'existence and Maladie mentale et personnalité); while the three notions, on a subsequent moment, stay outstanding in 1957's two publications (La psychologie de 1850 à 1950 and La recherche scientifique el la psychologie); and, at last, in Histoire de la folie (1961), the author promotes a radical separation between anthropology, on the one hand, and transcendentalism and ontology, on the other hand, refusing the notion of anthropology but preserving the notions of transcendentalism and ontology, that are kept by the controversial concept of "primitive madness". Therefore, we analyse 1954's texts in the first chapter; 1957's texts and a course given between 1954 and 1955, namely "Problèmes de l'Anthropologie" in the second chapter; and, in the third chapter, we investigate into his doctoral thesis, Histoire de la folie. The conclusion reached by this study is that the examined hypothesis seems to be efficient in explaining the dynamics of the author's thought, and, thereby, it offers an appropriate key to the reading and understanding of the origins of Michel Foucault's arqueology. Key words: Foucault; anthropology; archeology; transcendentalism; ontology.
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